Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jovens de São Caetano contam com opções de desenvolvimento profissional e lazer

*Fotos: Helber Aggio / PMSCS

O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem tem como objetivo concentrar as atividades relacionadas à juventude numa única localidade


Oferecer uma diversidade de ações que promovam políticas públicas para juventude, que consistam em capacitar profissionalmente o jovem, levar atividades de formação, cultura e lazer a moradores com idade entre 13 e 29 anos. Esta é a missão da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) da Prefeitura de São Caetano do Sul, que mantém programas como o Agente Cidadão, o Comjuv na Escola, o Dando a Letra e o Centro de Referência da Juventude Estação Jovem – os jovens podem participar dessas ações gratuitamente.

A Coordenadoria tem por objetivos fomentar a implantação e o funcionamento do Conselho Municipal de Juventude; propor e executar políticas públicas específicas para os jovens; e ampliar o acesso da juventude a todas as iniciativas da sociedade, estimulando a responsabilidade e o exercício pleno da cidadania, no entendimento de que os jovens são cidadãos plenos e agentes de mudança social e cultural.

"Fazer política pública de juventude é uma missão, pois além de orientar os jovens através da Comjuv, precisamos formá-los e incentivá-los a tornarem-se grandes cidadãos", destacou Mariana Perin, responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude.

O Estação Jovem oferece diversas atrações no piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic
Estação Jovem – O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem, num espaço de cerca de 3 mil metros quadrados, objetiva concentrar as atividades relacionadas à juventude numa única localidade, facilitando assim o acesso da população e o desenvolvimento das ações por parte da equipe da Comjuv.
O espaço possui salas de aula, dança, informática, oficinas, cursos, workshops, palestras e projeção de filmes; dvdoteca; cdoteca; biblioteca com mais de 5.000 itens (entre HQ´s e livros); estúdio musical; auditório (capacidade para 150 pessoas); área administrativa; quadra poliesportiva; pista de skate; palco; espaço para cinema ao ar livre; uma espécie de área de descanso, revestida com grama sintética; e lanchonete.

A Pista de Skate do Estação Jovem é sucesso em São Caetano do Sul
O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem de São Caetano, assim como a sede da Comjuv, está localizado no piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic, à Rua Serafim Constantino, na região central da cidade. O horário de funcionamento é de segunda-feira, das 12 às 20 horas, de terça a sexta-feira, das 10 às 20 horas e, aos sábados e domingos, das 12 às 18 horas.

Agente Cidadão – Além de lazer, a camada juvenil sancaetanense desfruta do Programa Agente Cidadão, parceria entre a Secretaria de Educação e a Comjuv, que vem com a proposta de incutir nos jovens o espírito da cidadania, participação, solidariedade e elevação da escolaridade. Para isso, a iniciativa tem como objetivo promover a inserção de pessoas com idade entre 18 e 21 anos no mercado de trabalho atuando em diversos setores da Administração Pública. Os participantes recebem R$ 180 e cesta básica, por um turno de trabalho de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Para se inscrever, o candidato deve residir em São Caetano e ter concluído ou estar cursando o ensino médio ou faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4226-5518 ou 4226-5720.

Comjuv na Escola – O projeto consiste em promover palestras em escolas sobre temas presentes na vida dos jovens como Cidadania, Marketing Pessoal, Direito do Consumidor, Motivação e Autoestima, Combate às Drogas, Gravidez na Adolescência, Meio Ambiente, Voluntariado e Cultura. A abordagem desses temas contribui para o crescimento social na formação dos cidadãos de São Caetano.

Dando a Letra – A iniciativa é caracterizada pela realização de cursos de formação profissional, como administração, organização de eventos e outros assuntos. Outras informações sobre as atividades desenvolvidas pela Comjuv podem ser obtidas pelo telefone 4226-5518 / 4226-5720.*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano terá Farmácia Municipal e guia de medicamentos para a população

* Foto: Alexandre Yort / PMSCS
*
*
São Caetano do Sul avança ainda mais na questão da Saúde Pública com a criação da Farmácia Municipal, que será responsável pela distribuição de medicamentos na cidade. Localizado nas dependências do Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva (Avenida Senador Roberto Simonsen, 282, Centro), o novo serviço de assistência farmacêutica municipal será inaugurado pela Prefeitura em 5 de agosto, às 18h30, quando também será lançado o Manual de Assistência e Atenção Farmacêutica da Secretária Municipal de Saúde (Sesaud), um guia de medicamentos para facilitar a vida de médicos e pacientes.

“A Farmácia Municipal será uma unidade onde se centralizará a atenção farmacêutica e o estoque diário para o fornecimento de todos os medicamentos da lista expandida municipal”, explica o prefeito José Auricchio Júnior. Além disso, na Farmácia estará presente o farmacêutico responsável por toda a atenção básica no município.

Guia de medicamentos – O manual, que será lançado no dia 5 de agosto, fornecerá de maneira fácil e prática toda a lista de remédios distribuídos na rede municipal. Além disso, o guia tem seções que explicam o que é medicamento; o que é assistência e atenção farmacêutica; o que é o uso racional de medicamentos; todos os locais de entrega de medicamentos em São Caetano (além da Farmácia Municipal, a população pode retirar os remédios em Unidades Básicas e Centros de Saúde); programas especiais da Prefeitura; medicamentos manipulados; medicamentos de alto custo e instruções para a retirada dos produtos.

O Manual de Assistência e Atenção Farmacêutica será entregue diretamente nas residências de São Caetano e estará disponível nos Centros da Terceira Idade e outros locais.
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano adota uma série de medidas para conter a gripe A

A assessoria especial de Coordenação de Ação Social da Prefeitura de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetoni, se reuniu com a secretária de Saúde, Helaine Balieiro de Souza, diretores e responsáveis pelo atendimento médico hospitalar municipal para definir medidas de contenção a gripe Influenza A (H1N1).

Todos os funcionários que realizam o primeiro atendimento nos hospitais e unidades de saúde passarão a trabalhar de máscaras; os pacientes que chegarem com sintoma de gripe receberão uma máscara para sua segurança e dos demais; os locais terão dispensers de álcool gel a fim de reforçar a importância da higiene no combate a doença; todas as Unidades Básicas de Saúde terão as agendas abertas para atender pacientes com gripe sem horário agendado. “Não queremos alarmar a população, mas adotar medidas preventivas. Mesmo porque, a letalidade desta gripe é 0,4%, inferior a gripe comum”, explica Regina Maura.

O Hospital de Emergências Albert Sabin terá a partir de agora uma enfermaria isolada para possíveis casos da gripe A. O local será equipado com respirador, suporte de medicação e equipe médica capacitada para atender estes pacientes.

Desde 24 de julho, os 99 agentes do Programa Saúde da Família estão sendo capacitados para informar a população sobre os cuidados evitar a contaminação pelo vírus. A Secretaria também confeccionará panfletos informativos que serão distribuídos aos moradores com instruções sobre cuidados com higiene, ambientes fechados, locais de aglomeração, entre outros.

“Os agentes serão boa fonte de informação, pois atendem 50% dos lares de São Caetano”, acrescenta Regina.

Até o momento São Caetano não registrou nenhum caso de pessoa infectada com o vírus Influenza A (H1N1). As medidas fazem parte de um plano de contingência.
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano dá show em sua estréia no basquete

* Foto: Alexandre Yort / PMSCS
*
A equipe de basquete masculino até 21 anos de São Caetano do Sul estreou nos Jogos Regionais de Santo André de forma arrasadora. Em partida disputada em 22/7, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, o time comandado pelo técnico Edson de Matos, o Tico, bateu Peruíbe por incontestáveis 145 a 27.

Num jogo atípico, São Caetano não precisou forçar muito taticamente para mostrar toda a sua superioridade. Em contrapartida, abriu-se espaço para os lances mais plásticos do basquete serem executados a esmo. Enterradas, arremessos da zona dos três pontos e dribles foram repetidos inúmeras vezes.

A facilidade encontrada na estréia surpreendeu até mesmo o técnico Tico. “Em partidas como essas temos de tomar o cuidado de não desmerecer o adversário. E a melhor maneira de cumprir isso é fazer pontos”, analisou.
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano vai à semifinal da bocha

* Foto: Alexandre Yort / PMSCS
*
Zé do Salto, considerado um dos melhores jogadores do Brasil, ajudou São Caetano a passar para a semifinal
*

Estereotipada por alguns como um esporte monótono, a bocha mostrou nos Jogos Regionais de Santo André que pode sim ser emocionante. No Clube Atlético Aramaçan (22/7), São Caetano venceu Praia Grande por 2 jogos a 0 e garantiu vaga na semifinal. A vitória no confronto, porém, só foi confirmada no último lance da segunda partida.

No primeiro jogo a dupla de São Caetano, formada por Alemão e Caco, não deu chances aos praiagrandenses Benê e Tarcísio. Em pouco mais de 30 minutos os sancaetanenses venceram sem dificuldades: 18 a 2.

Quem assistiu ao primeiro duelo imaginou que a fatura estava liquidada. Isso porque na segunda partida São Caetano seria representada por Zé do Salto (considerado um dos melhores jogadores do Brasil) e Lampião, que vive grande fase.

No entanto, Candão e Miler engrossaram o jogo e mantiveram Praia Grande à frente no placar até a última jogada, quando Zé do Salto fechou em 14 a 12. Vitória dramática e muito festejada por São Caetano.

Aos 62 anos, 47 deles dedicados à bocha, Zé do Salto confessou ter ficado apreendido no momento derradeiro. “É muito difícil. Ou acertava, ou perdia. Já passei por isso muitas vezes, mas não existe ritual que acalme. O coração dispara, não tem jeito.”
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano fatura o título no tênis de mesa feminino

Emocionante. Não há melhor definição para o título conquistado por São Caetano do Sul no tênis de mesa feminino dos Jogos Regionais de Santo André. Com a disputa ponto a ponto com a favorita São Bernardo do Campo desde o primeiro dia, as duas cidades decidiram a classificação geral da modalidade no último jogo da competição por equipes. E, numa virada heróica, Karin Sako venceu Mariany Nonaka por 3 sets a 2, fechou o confronto em 3 jogos a 2 e garantiu o primeiro lugar a São Caetano. A partida foi realizada em 19/7, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
São Bernardo chegou ao ginásio em vantagem na classificação. Após as disputas dos torneios individual e de duplas, a cidade somou 22 pontos, contra 21 de São Caetano. Assim, o torneio por equipes (que dá 18 pontos ao campeão e 14 ao vice) definiria a classificação geral.

E a decisão foi dramática. Após quatro partidas, duas vitórias para cada lado. Coube a Karin Sako e a Mariany Nonaka a responsabilidade de definir o campeonato. A sãobernardense começou melhor e abriu 2 sets a 0, mas Karin mostrou grande poder de reação, fechou em 3 a 2 e garantiu a festa sancaetanense.

Bastante emocionada, a jogadora de 21 anos, e que pensou em abandonar o esporte no início da temporada, exaltou a conquista. “Fiquei seis meses longe do tênis de mesa, só fazendo cursinho pré-vestibular. Era o que minha família queria, mas eu não era feliz. Queria muito ganhar e consegui”, revelou.
A festa das mulheres foi compartilhada também pela equipe masculina de São Caetano. Sem chances de brigar pela primeira colocação, os sancaetanenses foram ao Dell’Antonia em busca do segundo lugar na classificação geral. A disputa com Santos também foi árdua. No fim, 3 a 2 para São Caetano, que terminou com 30 pontos, três a menos que a campeã São Bernardo.
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano tem o menor índice de mortalidade infantil do Estado de São Paulo

*Fotos: Alexandre Yort /PMSCS
*
São Caetano do Sul teve o menor índice de mortalidade infantil do Estado de São Paulo em 2008, de acordo com balanço divulgado em 15/07 pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados da Fundação Seade. Na cidade, a média é de 4,1 óbitos de crianças menores de um ano para cada mil bebês nascidos vivos, índice comparado ao de países desenvolvidos como Alemanha, Áustria, Bélgica e Dinamarca e menor do que o dos Estados Unidos (7 por mil), Canadá e Reino Unido (5 por mil), segundo o relatório Situação Mundial da Infância de 2009 da Unicef – o índice médio do Brasil é de 19,3 e no Estado de São Paulo, 12,5 mortes para cada mil nascidos. Graças a um investimento maciço por parte da Administração Pública, houve uma queda de 46% na mortalidade infantil na cidade desde 2006 (de 7,6 por mil para 4,1 por mil).

De acordo com o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, a atenção e qualidade dos serviços públicos oferecidos pela Saúde da cidade no apoio às gestantes no pré-natal fazem com que o município ostente esse baixo índice. “Com profissionais qualificados, a Prefeitura oferece o que há de melhor para o atendimento das mulheres durante este período de gestação em que elas necessitam de atenção especial”, destaca. O chefe do Executivo sancaetanense enfatiza também a excelente infraestrutura que São Caetano disponibiliza no acompanhamento médico no pré-natal, parto e atendimento ao bebê recém-nascido.

A médica Regina Maura Zetone, assessora Especial de Ação Social da Prefeitura, credita os baixos índices de mortalidade infantil a um trabalho amplo de prevenção, com início no saneamento básico (São Caetano é tricampeã em infraestrutura, com 100% do esgoto coletado e tratado e 100% de água encanada). “Isso tudo colabora demais. Mas o investimento tem sempre de ser direcionado à área de prevenção e a saúde da gestante desde antes de ela engravidar.”

Atendimento – Duas unidades especializadas no atendimento a mulheres e crianças são referências na cidade. A Casa da Gestante, ambiente acolhedor preparado para receber e abrigar as futuras mamães, e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). Além de infraestrutura privilegiada, São Caetano também oferece serviços de qualidade. As mulheres do município realizam na rede pública de Saúde uma média de nove consultas durante a gravidez, índice acima do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em São Caetano, as gestantes são bem tratadas desde o início de sua gravidez. No começo de sua fase gestacional, a partir do momento em que ingressam no sistema de saúde da cidade, as futuras mamães são identificadas por uma carteirinha, com diferenciação para cada gravidez. Vale ressaltar que São Caetano também conta com leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos módulos neonatal, pediátrico e adulto.

O Progesta 12, programa da Prefeitura que oferece atenção especial às mulheres que pretendem engravidar, antes do início da gestação, é outra iniciativa que ajuda a justificar os índices baixos de mortalidade. A partir desse método, é oferecido um conjunto de ações como atenção nutricional (suplemento e vitaminas), disponibilidade de exames, medicamentos e orientações físicas e preventivas para o início de uma gestação saudável, três meses antes do começo da gravidez.

No Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, a Prefeitura disponibiliza atendimento de ponta, para que mamães e bebês sejam tratados de maneira especial. Mais ações que também merecem destaques e contribuem para o índice positivo são o aumento da cobertura vacinal; as visitas domiciliares dos profissionais de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF); o programa Bebê Cidadão, que consiste no atendimento de um pediatra na residência, sempre no período entre a saída da mamãe da maternidade e a primeira consulta agendada com o pediatra e o ginecologista da rede; a promoção da Semana de Amamentação, iniciativa para orientar enfermeiros, agentes de saúde, pediatras e obstetras para melhor atender mamães e bebês; o Mãe Canguru; o Curso de Gestantes; e o Ambulatório de Amamentação, dentre outras.
*
*
*
*
*
Publicidade:

Sete de Setembro e AD São Caetano: campeões do futebol amador sancaetanense

Fotos: Alexandre Yort / PMSCS
*
Meninos da AD São Caetano levaram a melhor na Dentão
*
São Caetano do Sul conheceu seus campeões municipais de futebol amador nas categorias menores do primeiro semestre, nos eventos organizados pela Liga Sancaetanense de Futebol. São as equipes do Sete de Setembro, campeão da Dente-de-Leite (até 14 anos), e AD São Caetano, vencedor da Dentão (sub-16).
As finais destes torneios foram realizadas na noite de 15/7, no Estádio Distrital Luiz Baraldi, campo do Gisela, com a presença de excelente público, que não se intimidou com o frio e fina garoa que caia sobre a cidade.
Sete de Setembro foi o campeão da Dente-de-leite
*
Na primeira final da noite, o Sete de Setembro venceu o estreante Fênix por 1 a 0 e sagrou-se
campeão pela 1ª vez na Dente-de-Leite. A equipe também teve o atleta Kauê como melhor jogador da competição. Com 10 gols, Jacques, pertencente ao time do Barcelona, foi o goleador máximo do certame.
Já na Dentão, os garotos da AD São Caetano derrotaram os do Barcelona por 3 a 0, e soltaram o grito de campeão. Patrick, jogador do time vencedor, foi o artilheiro da competição com 18 gols e Wender, também da AD São Caetano, e Jorge Luis, atleta do Barcelona, dividiram o título de melhor jogador do torneio.
*
*
*
*
*
Publicidade:

Bairro Barcelona é beneficiado pelo programa Prefeitura em Ação

A população do Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, foi beneficiada pelos serviços do Prefeitura em Ação. Parte do programa São Caetano Bairro a Bairro, a atividade é um esforço concentrado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) para a realização de trabalhos de revitalização como o plantio e poda de árvores, remoção de entulhos, limpeza de bocas-de-lobo e revitalização de espaços como praças, jardins e vias públicas.
Entre os destaques da iniciativa da Prefeitura está a Operação Limpeza. Durante uma semana, de 20 a 25/07, os moradores do Barcelona puderam deixar seus entulhos nas calçadas para serem retirados pelos caminhões da Prefeitura. Todo o tipo de lixo sólido, como móveis e eletrodomésticos descartados, foi retirado pelos funcionários da Sesurb.

O programa Prefeitura em Ação também atende a solicitações de moradores referentes a serviços municipais, que podem ser feitas pelo telefone 156. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) participa do mutirão com a recuperação da sinalização viária e operação tapa-buracos, entre outras ações para beneficiar os moradores de São Caetano.
*
*Fotos: 1ª - Helber Aggio / 2ª - Eric Romero (PMSCS)
*
*
*
*
*
Publicidade:

Presidente da Coop fala sobre associativismo em São Caetano

* Foto: Alexandre Yort /PMSCS
*
Presidente da Coop ministrou a palestra Associativismo: Fortalecimento para a Micro e Pequena Empresa*
Durante palestra proferida por Antonio José Monte, presidente da Coop, em 15/7, no auditório do Atende Fácil, em São Caetano do Sul, os cerca de 50 participantes do evento puderam conhecer um pouco sobre o nascimento e a história do cooperativismo e associativismo no mundo, saber como se passou o desenvolvimento da Coop e ainda tirar dúvidas. Associativismo: Fortalecimento para a Micro e Pequena Empresa foi uma atividade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho (Sedert) da Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Caetano (Aciscs).

Objetivo, Monte iniciou sua explanação ao falar que o varejo está em crescimento, mesmo nestes tempos em que a crise financeira assusta o mundo. “Muita gente possuía aquela reserva financeira e não investiu em situações arriscadas, por conta deste momento de tensão financeira. Então passaram a adquirir, por exemplo, uma alimentação melhor.”

Na sequência, o presidente da Coop traçou um parâmetro histórico sobre associativismo e cooperativismo. “Esse processo começou na idade da pedra, com os seres humanos se organizando para atender objetivos comuns, como conseguir alimentos. A civilização Inca, por exemplo, se formava em grupos para arar a terra, plantar e colher e depois separava a colheita entre os trabalhadores e aqueles que não tinham condições de exercer alguma dessas funções”. Monte ainda falou sobre o nascimento e desenvolvimento da Coop.

Presente a abertura do encontro, o vice-prefeito Walter Figueira Júnior elogiou o trabalho da Sedert de manter um dialogo com os mais diversos segmentos, o que contribui para que São Caetano se mantenha em constante desenvolvimento. Sobre a palestra com Antonio José Monte, Figueira Júnior observou que “os participantes receberam conhecimentos e uma lição de vida empresarial”.

O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho da Prefeitura, Celso Amâncio, anunciou, antes da apresentação, a realização de uma nova Rodada de Negócios no município, desta vez no próximo dia 22 de julho, mostrando a preocupação da Prefeitura em facilitar as negociações entre as empresas de São Caetano. Em relação à explanação do presidente da Coop, Amâncio destacou que “foi de fundamental importância para orientar os participantes.”

A artista Lidia Zózima esteve presente ao evento e explicou o motivo do seu interesse numa palestra relacionada ao setor de desenvolvimento econômico. “Associativismo e parcerias são importantes ferramentas para muitos segmentos, inclusive a arte. A Prefeitura de São Caetano nos oferece uma gama de opções e temos de aproveitar.”

São Caetano discorre sobre o projeto Microempreendedor Individual

*Foto: Helber Aggio / PMSCS
*
Celso Amâncio explicou sobre implantação do MEI em São Caetano
*
Os meios que a Prefeitura de São Caetano do Sul utilizou para a implantação no município da Lei Federal Complementar 128/2008, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), foram discorridos por Celso Amâncio, secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho (Sedert), a representantes de outras cidades do ABC. O encontro ocorreu dia 16/7, na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André.

“Em São Caetano, fizemos uma autoanálise do setor público e criamos um grupo de trabalho intersecretarias, para que todos estejam capacitados a ajudar os MEIs para contribuir com o pessoal durante todas as fases”, discorreu Amâncio. “Tudo para adotar uma nova postura em relação à população que exerce alguma atividade informal”, destacou. “O MEI já é uma realidade em São Caetano.”

MEI – Para se tornar MEIs, os microempreendedores devem ter tido receita bruta de no máximo R$ 36 mil no ano anterior; optar pelo Super Simples Nacional; não contar com filiais; não possuir sociedade em outra empresa; e exercer função típica do Simples Nacional, como por exemplo, eletricista, manicure e costureira. Em caso de a empresa ter um empregado, o empreendedor deverá pagar também o INSS desse funcionário. Serão recolhidos do MEI INSS, ISS e ICMS.
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano arrasa adversários no taekwondo

*Fotos: Eduardo Merlino / PMSCS
*
Grande nome do taekwondo nacional, Natália Falavigna foi um dos destaques de São Caetano
*
Com 100% de aproveitamento tanto entre os homens quanto entre as mulheres, São Caetano do Sul não deu a mínima chance aos rivais nas disputas de taekwondo dos Jogos Regionais de Santo André. No CTBC Clube, em 16/7, os lutadores da cidade colocaram à prova toda a sua supremacia, garantindo os títulos no masculino e no feminino sem perder um combate sequer.

Grande nome do taekwondo nacional, Natália Falavigna foi um dos destaques de São Caetano. Defendendo a cidade pela terceira temporada, a atleta venceu todas as lutas da categoria acima de 67kg abrindo sete pontos de vantagem sobre as adversárias, o que causou o término dos combates antes do tempo determinado de nove minutos (divididos em três rounds). “Tracei objetivos para cada uma das lutas e consegui atingi-los”, comemorou.

A campeã mundial de 2005 e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, fez do torneio parte de sua preparação para o Mundial da Dinamarca, em outubro. “Com este grande volume e velocidade de golpes, posso analisar melhor o que falta, o que não está entrando, para aprimorar.”

Quem também fez bonito foi Márcio Wenceslau, que lutou em uma categoria de peso acima da sua e não decepcionou. “Na até 58 kg eu já sou baixinho. Na até 68kg eu me considero um anão”, brincou o vice-campeão mundial, que na final teve de superar Gustavo de Almeida, também conhecido como Gigante, de Santo André. “Tive de explorar a velocidade e encurtar a distância. Não dá pra pensar em trocar chutes com um cara desse tamanho”, concluiu, ao analisar a vitória por 3 a 1.

Além de Natália e Márcio, a equipe dourada de São Caetano foi formada por Kátia Arakaki (até 49kg), Rafaela Araújo (até 57kg), Érika Ferreira (até 67kg), Cristiano Santos (até 58 kg ), Douglas Marcelino (até 80kg) e Leonardo Gomes (acima de 80kg).
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano surpreende e é campeã na natação

Com uma atuação acima das expectativas em dois dias de disputas, a equipe de natação masculina de São Caetano do Sul surpreendeu e faturou o título da modalidade nos Jogos Regionais, feito que não era atingido desde 1.999. Após a realização da quarta e última etapa em 17/7, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, a cidade somou 238 pontos, contra 235 de São Bernardo do Campo e 200 da tradicional e poderosa equipe de Santos.

“O grupo mostrou comprometimento e a rivalidade, principalmente com São Bernardo, fez aflorar o espírito aguerrido de cada nadador. Todos se doaram ao máximo e estão de parabéns”, destacou o coordenador da equipe, Maurício de Oliveira.

E o comprometimento citado por Maurício ficou evidenciado na participação de William Simões. Mesmo com faringite e sendo medicado com antibióticos, o atleta caiu na piscina para somar pontos importantes a São Caetano. William não conquistou medalhas, mas os oito pontos alcançados com o quarto lugar nos 50m costas e o sexto lugar nos 100m costas foram fundamentais para o título do município.

Excepcional também foi a participação de Marcelo Tomazini, que conquistou nada mais nada menos que cinco medalhas de ouro para São Caetano. O grande destaque individual da equipe venceu os 50m, 100m e 200m peito, os 200m borboleta e o revezamento 4 x 100 medley (quatro estilos), este último ao lado de Raphael Santos, Marcos Macedo e Cauê Silva.
Feminino - As sancaetanenses também obtiveram bons resultados na piscina do Dell’Antonia. Com 184 pontos, a cidade terminou em terceiro lugar, atrás da campeã São Bernardo, com 261, e de Santos, com 224. Um dos destaques foi Mariana Nakagaki, ouro nos 200m medley.
*
*
*
*
*
*
*

*
*
*
*
Publicidade:

Grupo homogêneo deixa São Caetano perto do título no ciclismo

O trabalho em equipe deixou São Caetano do Sul muito próxima de conquistar o título do ciclismo masculino da 53.ª edição dos Jogos Regionais, disputada em Santo André. Na manhã de 18/7, o circuito de 800 metros montado na Avenida Firestone recebeu a prova de critério por eliminação e pontos. E, com quatro ciclistas na zona de pontuação, os sancaetanenses somaram mais 17 pontos na classificação geral, ostentando agora uma vantagem de 22 pontos sobre Santos, segunda colocada (42 a 20).
A prova foi disputada sob forte calor. Após 55 voltas, o vencedor foi o uruguaio Nestor Pias, de São Bernardo do Campo, seguido por Raul Cansado, de São Caetano, e Wagner Miranda, de Santo André. No entanto, com o quarto, o sexto e o sétimo lugares, além do segundo de Raul, a equipe sancaetanense foi a que mais pontuou na prova, disparando na classificação geral.

Feminino – Se entre os homens o cenário é amplamente favorável a São Caetano, entre as mulheres a história é diferente. Após as provas de velocidade olímpica e de critério por eliminação e pontos, Santos aparece em primeiro com 33 pontos, contra 30 de São Caetano. Na busca pelo título também no feminino, as sancaetanenses terão de bater as santistas na prova de resistência.
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano goleia e fica a um empate do título no futsal

Em 18/7, o São Caetano/Corinthians/Unip deu mais um passo rumo ao título do futsal masculino até 21 anos dos Jogos Regionais de Santo André. No Ginásio Noêmia Assumpção, os sancaetanenses aplicaram nova goleada na competição: 11 a 3 sobre Ribeirão Pires.
Apesar do placar elástico, o público que compareceu ao ginásio presenciou um primeiro tempo morno. Superior, São Caetano logo abriu 2 a 0, mas caiu de produção e viu os adversários diminuírem para fechar o placar da primeira etapa. No segundo tempo, porém, São Caetano conseguiu colocar a superioridade em prática e deslanchou no placar. Arthur (3), Vitinho (3), Anjinho (2), Douglinhas, André Farah e Felipe balançaram as redes de Ribeirão Pires, que diminuiu com Alemão (2) e Rafael.
Com o resultado, São Caetano soma três vitórias no torneio (antes, venceu Itariri por 11 a 0 e Praia Grande por 8 a 0).
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano mantém hegemonia no judô feminino

Mais uma vez o judô feminino de São Caetano do Sul mostrou a sua força e conquistou o título dos Jogos Regionais de Santo André. Em 19/7 as judocas da cidade faturaram oito medalhas no torneio individual, garantiram a primeira colocação geral (somada a pontuação da competição por equipes) e mantiveram uma hegemonia que já dura 13 anos. Santos e Santo André terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os destaques da equipe foram a super-ligeiro (até 44kg) Joyce Segalla, a meio-médio (até 63kg) Danielli Yuri, a pesado (acima de 78kg) Maria Suellen Althman, e a absoluto Edinanci Silva, campeãs em suas categorias. Também subiram ao pódio a meio-leve (até 52kg) Lílian Canassi (prata), a leve (até 57kg) Roberta Bittencourt (prata), a meio-pesado (até 78kg) Stéffani Lupetti (prata) e a ligeiro (até 48kg) Lorrayna Costa (bronze).

Mais experiente do grupo, Edinanci Silva destacou a reformulação natural da equipe como o principal fator de a cidade se manter no topo durante tanto tempo. “Hoje não somos mais galácticos, mas pela estrutura e pelos profissionais que temos continuamos a conseguir bons resultados”, definiu, ao fazer uma analogia com o Real Madri.

Se entre as mulheres era só alegria, o mesmo não aconteceu com os homens, que pela primeira vez em mais de uma década deixaram o título escapar – Santos ficou em primeiro, um ponto à frente de São Caetano. “Bobeamos nos confrontos diretos e isso fez a diferença”, constatou o coordenador Mário Tsutsui.

De fato, São Caetano não foi bem nos momentos decisivos. Com representantes em sete finais, a cidade conquistou o ouro apenas na absoluto, com Carlos Honorato.
*
*
*
*
*
Publicidade:

Prefeitura de São Caetano passa a gerenciar 16 centros esportivos

A Prefeitura de São Caetano do Sul irá gerenciar 16 centros esportivos da cidade. Essa alteração fará com que o acesso da população do município a esses espaços esportivos e de lazer seja mais democrático. Tudo isso para oferecer, assim, novas opções qualificadas de entretenimento gratuito e a consequente elevação da qualidade de vida às famílias sancaetanenses.

Estes centros passarão a ser administrados pelo Governo Municipal por conta das orientações do Tribunal de Contas (TC) sobre a distribuição de auxílio financeiro a estes clubes. Então, para melhorar e otimizar a utilização destes espaços, a Prefeitura irá controlar a gestão destes locais. “Uma coisa tem de ficar bem clara, os clubes não vão deixar de existir. Eles continuarão funcionando normalmente”, explica Mauro Chekin, secretário de Esportes e Turismo (Seest).

Transição – O processo de assumir estes espaços por parte da Administração Municipal, segundo informa Chekin, encontra-se em fase de estruturação para o oferecimento de totais condições de uso aos munícipes. “Todo este trabalho de transição deve estar concluído no próximo trimestre.”

Estes clubes têm infraestrutura muito boas, adequadas para que as famílias da cidade passem um dia tranquilo e alegre, com alternativas de lazer, esportes e convívio social. Em sua maioria, as associações contam com piscinas, quadras, campos de futebol, espaços de recreação familiar, pistas de caminhada, entre outras opções – está em estudo um credenciamento para o acesso dos moradores a esses ambientes.

Abertos – A ótima infra-estrutura esportiva, com praças em ótimas condições e a excelente capacidade de organização por parte dos profissionais da Prefeitura, foram atributos primordiais que fizeram com que a cidade de São Caetano fosse escolhida para sediar um dos mais importantes eventos esportivos do País: os Jogos Abertos do Interior. A 73ª edição do torneio será realizada na cidade de 6 a 17 de outubro próximo.
*
*
*
*
Publicidade:

Secretaria de Meio Ambiente discute arborização urbana

* Foto: Eric Romero / PMSCS
*
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e uma equipe técnica da AES
*
Representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Serviços Urbanos (Sesurb) da Prefeitura de São Caetano do Sul, além do assessor de Gabinete Leonel Bertolucci, se reuniram com uma equipe técnica da AES Eletropaulo na manhã de 15/07 no Gabinete do Prefeito, no Palácio da Cerâmica. O objetivo do encontro foi obter uma posição da distribuidora de energia sobre a situação da fiação elétrica na cidade para planejar, da melhor forma, os futuros plantios de árvores no município. A reunião também foi marcada pela discussão da renovação de um comodato mantido com São Caetano.
Para o secretário do Meio Ambiente, Osvaldo Aparecido Ceoldo, este primeiro encontro foi de grande valia. “A reunião colaborou para que possamos planejar melhor o plantio de árvores na cidade. A Eletropaulo ficou de nos informar as ruas que, em um futuro próximo, terão as suas redes compactadas, o que permitirá que as árvores obtenham um porte maior para serem podadas”, destacou.

Policiamento comunitário está cada vez mais reforçado em São Caetano

Fotos: Eduardo Merlino / PMSCS

“As ações estão sendo construídas levando em consideração o conceito de um fortíssimo policiamento comunitário”, explica Moacyr Rodrigues (foto)
*
As ações que estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (Seseg) da Prefeitura de São Caetano do Sul já estão fazendo efeito na cidade. Criada no início deste ano pelo prefeito José Auricchio Júnior, a pasta, que tem Moacyr Rodrigues como titular, é responsável pelo comando do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), planeja e operacionaliza a Defesa Civil e dá apoio para a Polícia Militar do Estado e a Polícia Civil na manutenção da ordem e da segurança pública no município. E em conjunto com a população, a melhora do policiamento comunitário está ocorrendo diariamente na cidade. Neste mês de julho, a Seseg lançou a Operação Bairro Seguro. De acordo com Moacyr Rodrigues, “trata-se de uma ocupação da GCM em quatro bairros de São Caetano durante todo o dia. Diariamente são escolhidos dois de um lado da cidade e dois do outro em que a Guarda, com as viaturas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Rotam (Rondas Táticas com Motocicletas), faz uma saturação nas localidades com rondas preventivas, atendimento de ocorrências e atendimentos gerais aos munícipes.”

Além da Bairro Seguro, a Secretaria de Segurança tem reforçado as rondas escolares e as dos parques municipais, com diversas viaturas da Romu e Rotam andando pelo município de maneira incessante. Só nos primeiros meses do ano, a GCM deteve 94 indivíduos suspeitos, que foram colocados à disposição da Justiça. Mais de 3 mil ocorrências foram registradas pelos guardas municipais desde janeiro.

Em breve, a GCM também contará com um pelotão formado por guardas ciclistas, chamado Pelotão Bike. O processo de licitação para a compra das bicicletas já está em andamento. “As ações estão sendo construídas levando em consideração o conceito de um fortíssimo policiamento comunitário, em que a população conhecerá os GCMs que atuam em seu bairro. Os moradores estarão sempre em contato, auxiliando com informações relevantes na prevenção de crimes e infrações, tornando a cidade cada vez mais segura para todos”, revela Rodrigues.

Conscientização – Está previsto para os próximos meses o início das palestras da Parceiros da Paz, uma campanha de conscientização e auxílio no combate à criminalidade para diversos setores da sociedade civil. No primeiro encontro, os donos de estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas serão convidados. Clubes e educadores estão na pauta das próximas reuniões. O combate ao uso de pipas com cerol também será explorado pela Secretaria de Segurança Pública.

GCM – Procurando sempre melhorar as condições de trabalho da GCM de São Caetano, a pasta da Segurança Pública realizará nos próximos meses um concurso interno para promoção dos oficiais. “Promoveremos 27 de nossos guardas para o posto de GCM 2ª Classe”, explica Moacyr Rodrigues.

Outra novidade é o estudo para a implantação de mais três bases fixas da Guarda Civil Municipal na cidade, que se somarão às cinco já existentes. Uma estará situada em ponto de entrada e saída de São Caetano, outra ao lado do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro, e a última na Avenida Goiás, próxima ao Centro Digital do Ensino Fundamental. “Já temos os projetos aprovados, em breve iniciaremos as obras”, destaca o secretário de Segurança Pública.

Com feito inédito, São Caetano é campeã na capoeira

Fotos: Helber Aggio/PMSCS
*
As meninas da Associação de Capoeira Santa Izabel representaram São Caetano do Sul com brilhantismo na 53ª edição dos Jogos Regionais, que está sendo realizada em Santo André. Mais que o título, a equipe faturou o ouro nas quatro categorias de peso em disputa, feito inédito até então. As competições foram disputadas no dia 15/7, no Ginásio Celso Daniel.

Lucélia Lima (leve), Fernanda Mancini (médio), Samila Zambeti (meio-pesado) e Daiana Pereira (pesado) foram as responsáveis pela façanha, após jogarem dois estilos da capoeira: angola (caracterizada pelo ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos e malícia) e regional (jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau).

Entre o quarteto, Samila Zambeti (filha do Mestre Gera, técnico da equipe), exaltou o feito. “O nível de disputa dos Jogos Regionais está cada vez maior. Por isso conquistar o título desta forma é muito gratificante.”

Masculino – A felicidade dos sancaetanenses só não foi completa por uma dessas histórias pitorescas do esporte. Entre os homens, São Caetano e Santos empataram em primeiro lugar com 32 pontos (dois primeiros lugares e dois segundos para cada um). Além da pontuação, houve igualdade também nos critérios de desempate, o que levou a definição para o sorteio na moeda. Aí os santistas tiveram mais sorte e ficaram com o título.

Apesar de previsto no regulamento, o sorteio desagradou Mestre Gera. “Não concordo. Isso é a sorte, o acaso, interferindo no resultado do trabalho. Acho que o mais justo seria a divisão do título.”

Campeão na categoria médio, Alex Rocha também lamentou a decisão. “Demos o sangue, jogamos quatro horas, e aí a definição sai na moeda. É preciso encontrar uma forma mais justa”, analisou. Além de Alex, São Caetano foi representado pelo meio-pesado Marcos Gonçalves (campeão), pelo leve Thiago Torres (vice) e pelo pesado Weber Vieira (vice).

*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano é ouro na natação PCD

Jourdan Lutkus de São Caetano (centro) ganhou dois ouros e uma prata nesta quarta-feira
(Foto: Helber Aggio/PMSCS)


A equipe de natação PCD (pessoas com deficiência) de São Caetano do Sul brilhou na piscina do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, onde foram disputadas as provas da modalidade nos Jogos Regionais de Santo André. Nesta quarta-feira (15/7), o grupo sancaetanense obteve ótimos resultados, que resultaram na conquista de 31 medalhas de ouro e 13 de prata (todos nadadores da cidade subiram ao pódio).

O feito impressionante garantiu o título da natação PCD a São Caetano, que somou 370 pontos, contra 322 de São Bernardo do Campo e 189 de Santos, segunda e terceira colocadas, respectivamente. “Sabemos que somos uma equipe forte, mas esta campanha excepcional surpreendeu”, destacou o coordenador Maurício de Oliveira.

Com tantas medalhas, destaques não faltaram. Tanto que cinco sancaetanenses (todos deficientes físicos) faturaram o ouro em três provas cada um: Ângelo Medeiros (classe S9), Ronystone Cordeiro (S4), André Pinheiro (S3), Ana Paula Oliveira (S4) e Leidiane Resende (S10).

Natação – Após as disputas da categoria PCD, as provas de natação da 53ª edição dos Jogos Regionais prosseguem nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/7), a partir das 8 horas, também no Dell’Antônia.
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano institui campanha contra o uso de cerol nas pipas

(Foto: Helber Aggio/PMSCS)

Os jovens de São Caetano receberão orientação para os riscos da utilização de material cortante nas linhas de pipa

Nos períodos de férias escolares é comum ver crianças e adolescentes empinando pipas pelas ruas das cidades, mas muitas vezes a inocente brincadeira esconde o perigo da utilização de materiais cortantes nas linhas, um verdadeiro risco para pedestres, ciclistas e, especialmente, motociclistas. Para conscientizar os jovens para os riscos do uso do cerol, a Prefeitura de São Caetano do Sul instituiu a Campanha Educativa Permanente Pipas Sem Morte.
A Lei 4.788, de 13 de julho de 2009, foi sancionada pelo prefeito em exercício, Walter Figueira Júnior, e determina que a campanha deve ser realizada nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio. Serão ministradas orientações sobre o modo correto de utilizar as pipas, informações sobre os riscos da brincadeira perto de fios elétricos e as punições para as pessoas que utilizam e comercializam o cortante.
A fiscalização quanto ao uso do cerol em São Caetano é realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que orienta as crianças e adolescentes que brincam com pipas em áreas públicas da cidade. O Poder Executivo municipal tem 60 dias para regulamentar a nova Lei, a partir da data de sua publicação.

*
*
Assista o Programa Balada da Fada: EMPINANDO PIPAS COM RESPONSABILIDADE:
*
*
*
*
*
Publicidade:

Prefeitura promulga lei que cria campanha de incentivo à adoção de animais domésticos

A Prefeitura de São Caetano do Sul instituiu, por meio da Lei nº 4.787 de 13 de julho de 2009, a Campanha Permanente de Incentivo à Adoção de Animais Domésticos no município. Sancionada pelo prefeito em exercício Walter Figueira Júnior, a lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias a partir de sua publicação.

Espaço Verde Chico Mendes é opção de lazer em São Caetano

* Fotos: Helber Aggio / PMSCS
Com uma área de 140 mil metros quadrados, o Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, oferece aos visitantes de todas as idades inúmeras atividades de lazer com intuito de manter a qualidade de vida e incentivar o contato da população com diversas espécies de plantas, árvores e animais. Localizado na Avenida Fernando Simonsen, 566, no Bairro Cerâmica, o parque funciona todos os dias da semana das 6 às 22 horas.

Playground, pista para corrida e caminhada, trilha ecológica, bicicletário, quiosques, lanchonetes, quadras de futebol, basquete e vôlei. Cascata, lagos com peixes de diversas espécies, tartarugas e aves migratórias também podem ser encontrados no parque. O local também disponibiliza atendimento de enfermaria, que funciona das 8 às 17 horas, e um espaço reservado para as exposições da Fundação Pró-Memória (Centro de Documentação Histórica, Museu Histórico e Pinacoteca Municipal), que funciona das 9 às 18 horas.

Há seis anos Sueli Della Corte, de 57 anos, e suas colegas de caminhada frequentam o Chico Mendes. Para ela, o parque oferece toda a estrutura para a realização de suas atividades. “Temos orgulho de caminhar e fazer ginástica neste parque que está localizado próximo de nossas casas. É muito agradável fazer exercícios físicos em um ambiente bonito como este”, destaca Sueli com o apoio das acompanhantes.

Para a comodidade dos frequentadores do espaço, há disponíveis banheiros feminino e masculino, bebedouros em pontos estratégicos e 80 vagas para estacionamento – este serviço funciona de segunda a sexta-feira das 6 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 6 às 10 horas.

“Percebemos a grande rotatividade de pessoas que frequentam aqui. Por isso estamos cientes da importância de zelar pelos serviços que são disponibilizados neste parque, afinal é fundamental que as pessoas venham praticar exercícios e manter contato com a natureza”, ressalta o administrador do Espaço Verde Chico Mendes, Marconi Gonçalves Ferreira.

Gorete Coelho Lacerda, moradora de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, fez questão de conhecer o parque em sua visita a São Caetano. “Temos é que preservar cada vez mais lugares assim. Fiquei feliz em poder trazer meu filho para brincar em um local em que a preservação ambiental é nítida”, destacou ao interagir com o filho no playground, que oferece grande diversidade de brinquedos às crianças.


A terceira idade também tem espaço garantido no Chico Mendes. No Playground da Longevidade é possível encontrar aparelhos adaptados para exercícios de baixo-impacto, que se oferecem como alternativa de prática de atividades físicas com foco na promoção de saúde, convívio social, independência, autonomia e lazer. Geni Rampim Romanini, de 64 anos, aprova a medida. “Fico impressionada com a organização e manutenção do que é oferecido aqui. A terceira idade agradece.”

Atrações – O Espaço Verde Chico Mendes ainda é o palco do projeto Domingo no Parque – iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura. Todos os domingos, a partir das 15 horas, o público pode conferir gratuitamente, em um ambiente repleto de natureza, show musicais de diversos estilos. Além de outras atividades, como a feira permanente de artesanato.
Anexo – Dando sequência à pista de caminhada, o Chico Mendes é ligado, por um túnel, ao Parque Catarina Scarparo D’Agostini (conhecido como Chiquinho). Com cerca de 11 mil metros quadrados, o local tem como destaque uma ponte pênsil e uma cascata, além dos animais que ali habitam.
É a partir das atividades que o Chiquinho oferece que Elisa Carvalho, moradora do bairro São José, visita os dois parques. “Lugares como esse são maravilhosos. Estar em contato com a natureza, ver as famílias que aqui frequentam, participar das atividades culturais ou simplesmente sentar para ler um livro é sempre muito bom.”
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

São Caetano conhece campeões do Aberto de Futsal

Foto: Título da sub-17 ficou com os meninos da AD São Caetano
O Campeonato Aberto de Futsal de São Caetano do Sul, organizado pela Liga Sancaetanense da modalidade, definiu seus vencedores. Na categoria sub- 9, a equipe do Águias de Nova Gerte sagrou-se campeã ao vencer a agremiação do Gosta Nada por 5 a 2; na sub- 11, a AD São Caetano derrotou a Rima Pintura pelo placar de 4 a 3 e ficou com o título; na sub- 13, a AD São Caetano empatou com o Gosta Nada por 3 a 3 e faturou a primeira colocação por ter melhor campanha no torneio; na sub-15, o Gisela venceu o Águias de Nova Gerte por 5 a 2 e ficou com a taça de campeão; e na sub- 17, a AD São Caetano aplicou 8 a 4 no Gisela e sagrou-se campeã. As finais foram disputadas no último dia 4, no ginásio do SERC Santa Maria.

Foto: Gisela venceu a categoria sub-15
Já no último sábado (11/7), a categoria Veteranos conheceu seu campeão. Numa final emocionante diante do Gisela, na casa do adversário, os atletas do FMF fizeram 4 a 1 e soltaram o grito de campeão. “Agradeço o apoio da Prefeitura, agremiações, dirigentes, atletas, pais e todas as pessoas que colaboraram com esse evento de grande cunho social, que tornou-se referência na região”, enfatizou Jorge Aro Martins presidente da Liga Sancaetanense de Futsal.

*
*
*
*
*
Publicidade:

Prefeitura de São Caetano beneficia cerca de 9 mil pessoas inscritas na Dívida Ativa

Foto:Alexandre Yort/PMSCS

Prefeitura de São Caetano beneficia cerca de 9 mil pessoas inscritas na Dívida Ativa
Em torno de 9 mil pessoas serão beneficiadas a partir desta quarta-feira (15/07) com o início do Programa de Parcelamento de Débitos da Prefeitura de São Caetano do Sul, regulamentado por decreto pelo prefeito José Auricchio Júnior. O Programa, que valerá até 30 de outubro deste ano, institui a remissão e o parcelamento com descontos dos valores devidos na Dívida Ativa do município, além da redução da alíquota do Imposto Sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis, o ITBI, de 3% para 1%.

Com a ação, quem deve até R$ 491,81 será anistiado pela Administração Municipal após análise de sua situação fiscal pela Secretaria Municipal da Fazenda. Quem tem débitos em valor superior ao estabelecido acima poderá parcelar sua dívida em até 60 meses, porém as parcelas não podem ser inferiores a R$ 75. O inscrito na Dívida Ativa terá desconto de 100% em multas e juros se pagar todo o valor devido à vista. Dividindo em várias vezes, o desconto continua, mas será de 80%.

Adesão – Para aderir ao Programa de Parcelamento, o morador deve comparecer ao Atende Fácil, localizado na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, onde será informado da existência de débitos em aberto e as condições para pagamento à vista ou parcelamento. Poderão ser incluídos no Programa eventuais saldos de parcelamentos em andamento, com exceção de multas de trânsito e débitos de natureza contratual.

Outras informações podem ser encontradas na seção Legislação do site da Prefeitura, em www.saocaetanodosul.sp.gov.br, clicando em Programa de Parcelamento de Débitos. No Atende Fácil, o atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. O telefone para informações é 156.

*
*
*
*
*
Publicidade:

Procon de São Caetano disponibiliza atendimento qualificado à população

Atender, informar, orientar, conscientizar e contribuir para que os moradores solucionem seus problemas são as premissas utilizadas pelo Procon de São Caetano do Sul para atender a população da cidade com alta qualidade. Dentro desse contexto, a entidade de defesa do consumidor sancaetanense atendeu 674 moradores no mês passado, segundo o relatório mensal do órgão, divulgado na última semana.

“Nosso trabalho não se restringe a receber reclamações. Atuamos com contundência para garantir o direito do consumidor. Graças a nossa equipe técnica qualificada, conseguimos atender boa parte das demandas, ao realizarmos uma média de cinco audiências por dia”, explica o advogado Alexandro Guirão, ao informar que o Procon da cidade mantém seis funcionários, sendo quatro advogados, uma supervisora de atendimento e um estudante de direito para atender os moradores.
 

Secretaria de Esportes e Turismo de São Caetano tem nova casa

A Secretaria de Esportes e Turismo (Seest) da Prefeitura de São Caetano do Sul está atendendo em novo endereço. A pasta executará seus serviços e receberá os munícipes na Rua Nelly Pellegrino, 930, Bairro Nova Gerty. Junto à Seest, mudam também as Ligas Sancaetanenses de Futebol e de Futsal. O prédio onde as instituições funcionavam anteriormente, na Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona, será ocupado pela Secretaria de Educação (Seeduc).

*
*
*
*
Publicidade: