Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Espaço Verde Chico Mendes é opção de lazer em São Caetano

* Fotos: Helber Aggio / PMSCS
Com uma área de 140 mil metros quadrados, o Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, oferece aos visitantes de todas as idades inúmeras atividades de lazer com intuito de manter a qualidade de vida e incentivar o contato da população com diversas espécies de plantas, árvores e animais. Localizado na Avenida Fernando Simonsen, 566, no Bairro Cerâmica, o parque funciona todos os dias da semana das 6 às 22 horas.

Playground, pista para corrida e caminhada, trilha ecológica, bicicletário, quiosques, lanchonetes, quadras de futebol, basquete e vôlei. Cascata, lagos com peixes de diversas espécies, tartarugas e aves migratórias também podem ser encontrados no parque. O local também disponibiliza atendimento de enfermaria, que funciona das 8 às 17 horas, e um espaço reservado para as exposições da Fundação Pró-Memória (Centro de Documentação Histórica, Museu Histórico e Pinacoteca Municipal), que funciona das 9 às 18 horas.

Há seis anos Sueli Della Corte, de 57 anos, e suas colegas de caminhada frequentam o Chico Mendes. Para ela, o parque oferece toda a estrutura para a realização de suas atividades. “Temos orgulho de caminhar e fazer ginástica neste parque que está localizado próximo de nossas casas. É muito agradável fazer exercícios físicos em um ambiente bonito como este”, destaca Sueli com o apoio das acompanhantes.

Para a comodidade dos frequentadores do espaço, há disponíveis banheiros feminino e masculino, bebedouros em pontos estratégicos e 80 vagas para estacionamento – este serviço funciona de segunda a sexta-feira das 6 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 6 às 10 horas.

“Percebemos a grande rotatividade de pessoas que frequentam aqui. Por isso estamos cientes da importância de zelar pelos serviços que são disponibilizados neste parque, afinal é fundamental que as pessoas venham praticar exercícios e manter contato com a natureza”, ressalta o administrador do Espaço Verde Chico Mendes, Marconi Gonçalves Ferreira.

Gorete Coelho Lacerda, moradora de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, fez questão de conhecer o parque em sua visita a São Caetano. “Temos é que preservar cada vez mais lugares assim. Fiquei feliz em poder trazer meu filho para brincar em um local em que a preservação ambiental é nítida”, destacou ao interagir com o filho no playground, que oferece grande diversidade de brinquedos às crianças.


A terceira idade também tem espaço garantido no Chico Mendes. No Playground da Longevidade é possível encontrar aparelhos adaptados para exercícios de baixo-impacto, que se oferecem como alternativa de prática de atividades físicas com foco na promoção de saúde, convívio social, independência, autonomia e lazer. Geni Rampim Romanini, de 64 anos, aprova a medida. “Fico impressionada com a organização e manutenção do que é oferecido aqui. A terceira idade agradece.”

Atrações – O Espaço Verde Chico Mendes ainda é o palco do projeto Domingo no Parque – iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura. Todos os domingos, a partir das 15 horas, o público pode conferir gratuitamente, em um ambiente repleto de natureza, show musicais de diversos estilos. Além de outras atividades, como a feira permanente de artesanato.
Anexo – Dando sequência à pista de caminhada, o Chico Mendes é ligado, por um túnel, ao Parque Catarina Scarparo D’Agostini (conhecido como Chiquinho). Com cerca de 11 mil metros quadrados, o local tem como destaque uma ponte pênsil e uma cascata, além dos animais que ali habitam.
É a partir das atividades que o Chiquinho oferece que Elisa Carvalho, moradora do bairro São José, visita os dois parques. “Lugares como esse são maravilhosos. Estar em contato com a natureza, ver as famílias que aqui frequentam, participar das atividades culturais ou simplesmente sentar para ler um livro é sempre muito bom.”
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário: