Assista nossos Programas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Prefeitura de São Bernardo do Campo revitaliza Complexo Aldemar Moreira com consultoria do Instituto Paradigma

Especializado no atendimento de pessoas com deficiência, o Complexo, localizado em Rudge Ramos, ganhou projeto de Acessibilidade e novos serviços.

Os moradores de São Bernardo do Campo ganharam um novo espaço para o atendimento da pessoa com deficiência: o Complexo Padre Aldemar Moreira, localizado no Jardim Hollywood, em Rudge Ramos, que foi totalmente reformado para adaptar-se às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Inaugurado em 2005, o Complexo já atende 373 crianças, jovens e adultos com deficiência visual, intelectual ou múltipla. O prédio passou por obras de acessibilidade, ganhando rampas, banheiros adaptados, piso podotátil de alerta, piso direcional, comunicação visual adaptada, pintura especial e direcional, corrimões, espaço livre para espetáculos, piscina para fisioterapia e jardim sensorial. A reforma incluiu ainda aspectos estruturais da edificação, mobiliário e ergonomia. O Instituto Paradigma atuou em parceria com a Prefeitura, sendo responsável pela coordenação do projeto de Acessibilidade e adequação às legislações pertinentes à inclusão da pessoa com deficiência. Além da revitalização do Complexo, os munícipes receberam também os primeiros veículos adaptados para o transporte da pessoa com deficiência. Agora, o caminho da escola para casa e vice-versa já pode ser feito em uma das 18 vans da frota especial.

Com a reforma, o Complexo Padre Aldemar Moreira passará a contar também com uma unidade do CAPSi e Reabilitação (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), órgão da Secretaria da Saúde, para tornar mais fácil às famílias o atendimento dos alunos com deficiência além do Centro Municipal de Apoio ao Portador de Deficiência Visual Nice Tonhozzi. A equipe de orientação técnica do Complexo Padre Aldemar Moreira é composta atualmente 40 profissionais multidisciplinares, entre eles fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais, além do espaço formativo dos professores de atendimento educacional especializados que atuam nas escolas regulares de pessoas com deficiência.


Sobre o Instituto Paradigma
O Instituto Paradigma é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência. Sua missão é promover a inclusão social de pessoas com deficiência, auxiliando organizações públicas e privadas na construção e gestão de projetos sustentáveis para ampliar o exercício da cidadania. Para mais informações, acesse: http://www.institutoparadigma.org.br. Siga o Instituto Paradigma também no Twitter: http://www.twitter/IParadigma