Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Operação Baixas Temperaturas atende pessoas em situação de rua no inverno

A Secretaria Municipal de Assistência Social deu início ontem, dia 17, à Operação Baixas Temperaturas, que tem como objetivo proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante a estação mais fria do ano. Até o dia 31 de outubro, os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca) da Cidade, que nesta época ampliam 20% suas vagas, estarão abertos em caráter emergencial  para o acolhimento desta população, que fica exposta ao risco de morte provocado pelas baixas temperaturas.
Durante esse período, os moradores em situação de rua podem procurar voluntariamente qualquer um dos centros de acolhida municipais.
Além disso, cerca de 400 profissionais estão mobilizados exclusivamente para o trabalho de abordagem nas ruas. A secretaria intensificará a vigilância nos locais com grande concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Presença Social nas Ruas (PSR)  do Projeto Atenção Urbana, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Central de Atendimento Permanente e Emergência (Cape). É importante ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os albergues, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento.
"Essa operação é uma ação intersecretarial, com o objetivo de preservar vidas. O papel do Poder Público é possibilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços de acolhimento", afirma a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.

Além da Secretaria Municipal de Assistência Social, a operação conta com o envolvimento de outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias da Saúde, Infra-Estrutura Urbana e Obras, Transportes, Defesa Civil, o Samu e a CET.
A população também pode ajudar os moradores em situação de rua ao solicitar os serviços da Prefeitura por meio da Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe, pelos números 3228-5668, 3228-5554; Cape - 3397-8864/3228-2092; 199, da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil; 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; 153, da Guarda Civil Metropolitana; ou ainda pelo 156, do Serviço de Atendimento ao Cidadão.