Assista nossos Programas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reinaugurada, EMEI Emílio Carlos agrada alunos, pais e educadores em São Caetano

As 161 crianças que estudam na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Emílio Carlos, situada no Bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano do Sul, já participam das aulas em salas renovadas, brincam num novo e ampliado playground e desfrutam do reformulado espaço da unidade. Tudo isso proporcionado pela reforma feita pela Prefeitura na EMEI, instituição de ensino que teve sua reinauguração oficial na tarde de quarta-feira (30/6), evento que contou com a presença dos pequenos alunos, pais, avós e do prefeito José Auricchio Júnior, entre outros.

Após bela e emocionante apresentação literária dos pequenos estudantes da Emílio Carlos, que declamaram poesias de Pedro Bandeira e Eva Furnari, o chefe do Executivo sancaetanense, de forma sucinta, justificou o motivo da revitalização da unidade. “Este prédio é muito antigo, com quatro ou cinco décadas e que precisava ser recuperado. Aqui foram sanados vazamentos, realizada pintura, melhorada área de lazer e, principalmente, criadas condições adequadas de acessibilidade”, detalhou Auricchio, ao destacar que, durante a obra, “foi respeitada a rotina das crianças, pais e educadores”.

Na oportunidade, o prefeito enfatizou que São Caetano ostenta altos índices de qualidade de vida graças ao trabalho sério e maciço desenvolvido no setor educacional. “A cidade é assim como é hoje devido à educação diferenciada aqui oferecida.” Ele ainda desejou boas férias aos alunos e professores.

Também na ocasião, a secretária de Educação da Prefeitura, Magali Aparecida Selva Pinto, exaltou a importância da união de pais e educadores, para que os alunos possam vislumbrar um futuro promissor em suas vidas. “Temos sempre de fortificar a participação dos pais na rotina estudantil das crianças.”

“Estamos recebendo a escola revitalizada, com melhorias que suprirão necessidades e anseios de alunos, professores e pais. Temos agora espaços mais confortáveis, seguros e harmônicos, que propiciarão um futuro melhor às crianças, que são nossos tesouros”, observou Maristela Rossi, diretora da EMEI Emílio Carlos.

Reinaugurada, EMEI Emílio Carlos agrada alunos, pais e educadores em São Caetano

A titular da pasta da Seais, Marisa Catalão, representará São Caetano do Sul no 1º Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa (Foto: Alexandre Yort/PMSCS)


 
A cidade de São Luís, capital do Maranhão, recebe de 7 a 9 de julho o 1º Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa, e São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social (Seais) da Prefeitura, irá participar desse importante evento nacional. Especialistas e estudiosos integrarão painéis e mesas de diálogo durante os três dias do evento.


O seminário irá reunir cerca de 300 pessoas para sensibilizar a sociedade em geral, possibilitar o intercâmbio de experiências na área e difundir os princípios da justiça incidindo para a promoção de uma cultura de paz, buscando envolver diferentes setores da sociedade debatendo a resolução de conflitos por vias alternativas à jurisdição.

Marisa Catalão, titular da pasta da Seais, representará a cidade no evento do Maranhão. “Fomos convidados por Eduardo Rezende Melo, juiz de Direito da Comarca de São Caetano, para mostrar a experiência que nosso município tem a partir da parceria com o Ministério Público dentro da Justiça Juvenil Restaurativa”, explica. “São Caetano será o único município da região da Grande São Paulo a participar do Seminário”, revela Marisa.

Programação – Com a participação de autoridades da área de diversos estados da União, além de representantes da Argentina, Peru, Nicarágua, Espanha, o 1º Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa tem sua programação oficial disponível na página http://www.seminariobrasileirojjr.com.br/.

Moradores de São Caetano prestigiam última audiência do Orçamento Comunidade

Fotos: Eric Romero - PMSCS

Um grande público prestigiou a última audiência do Orçamento Comunidade de São Caetano do Sul, realizada na noite de quarta-feira (30/6) no Campus 2 da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (Rua Santo Antônio, 50, Centro). Durante as quatro reuniões do projeto, moradores de toda a cidade puderam apresentar sugestões para a formulação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento 2011, contribuindo com a Administração para a definição da aplicação dos recursos públicos no próximo exercício fiscal.

Prefeito Auricchio falou sobre a importância da participação popular na formulação do Orçamento

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, fez um balanço positivo da atividade. “A população sancaetanense compreendeu a importância e participou deste momento tão especial para a vida da cidade. Não dá para a Prefeitura definir o orçamento sem a participação da sociedade”, avaliou. “Por este motivo queremos incentivar cada vez mais a participação dos moradores nas ferramentas de controle social da Administração.”
Secretária municipal da Fazenda, Sonia Aparecida Nogueira, explicou funcionamento do programa

Auricchio lembrou que os moradores de São Caetano podem continuar contribuindo com o Orçamento Comunidade até o dia 10 de julho, enviando suas sugestões pelo site oficial da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br). “Depois de reunidas as propostas dos moradores, elas serão analisadas e as que estiverem em conformidade com a legislação serão incluídas no orçamento de 2011”, ressaltou a secretária da Fazenda da Prefeitura, Sonia Aparecida Nogueira.
Após a explicação sobre o modo de funcionamento do Orçamento Comunidade, os moradores que participaram da audiência puderam circular entre as salas temáticas de diversas secretarias municipais. Em cada uma delas eles podiam apresentar suas sugestões diretamente ao corpo técnico responsável pela gestão da área na cidade de São Caetano.
Morador do Centro de São Caetano, Marcel Munhoz elogiou a iniciativa da Prefeitura e os investimentos na região. “Nosso bairro mudou muito nos últimos anos. Quero agradecer à Administração, pois muitas coisas boas foram feitas aqui desde 2005.”

Homenagem – Durante a audiência pública, alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (uniMAIS) de São Caetano fizeram uma homenagem ao prefeito Auricchio. Com diversas faixas, eles agradeceram pela oportunidade de voltarem a estudar graças aos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Emocionado, Auricchio falou sobre a manifestação. “É muito gratificante receber uma homenagem dessas. Gostei especialmente da faixa que diz que em São Caetano os idosos não vão para o asilo, vão para a universidade para estudar.”

O prefeito também informou aos integrantes da terceira idade que os cursos da uniMAIS devem prosseguir mesmo para aqueles alunos que já se formaram após dois anos de aulas. “Estamos avaliando a possibilidade de abrir, já neste segundo semestre, cursos de pós-graduação para estes estudantes da melhor idade”, afirmou Auricchio, para alegria dos presentes.

 
Alexandre Costa (MTb. 44.957)