Assista nossos Programas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pais de alunos comemoram vagas em EMEFs de período integral de São Caetano

Maria José Pires Barbosa comemora
vaga com o filho João Pedro
(Foto: Helber Aggio/PMSCS)

A Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) da Prefeitura de São Caetano do Sul sorteou na manhã desta quarta-feira (12/01), em evento público no Centro de Terceira Idade João Nicolau Braido, as vagas remanescentes para o primeiro ano do Ensino Fundamental nas seis EMEFs de período integral da cidade. Os pais de alunos sorteados comemoraram muito pela oportunidade de matricular seus filhos nestas unidades escolares que oferecem, além do ensino regular, aulas de reforço escolar, idiomas estrangeiros, artes e esportes. 

Ana Paula Barbosa Garuti, professora da rede estadual de ensino, festejou muito com o filho Bruno a vaga sorteada para a EMEF Sylvio Romero, localizada no Bairro Oswaldo Cruz. “Eu fiz inscrição em todas as escolas de período integral de São Caetano, mas o Sylvio Romero era a minha preferida por ser a mais perto para mim. Graças a Deus deu tudo certo”, afirmou.

O casal de funcionários públicos Sandra Francisca Jesus de Vivo e Douglas Roberto de Vivo também comemorou entusiasticamente o sorteio da inscrição de sua filha Pandora, que cursou a Educação Infantil na
EMEI Jacob João Lorenzini – agora, a menina vai ter acesso ao Ensino Fundamental integral na EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza. Já Maria José Pires Barbosa, moradora do Bairro Barcelona, até decorou o número do protocolo de inscrição do filho João Pedro, que este ano também vai estudar na EMEF Dom Benedito.

O sorteio público definiu as vagas remanescentes nas EMEFs de período integral Elvira Paolilo Braido; Padre Luiz Capra; Dom Benedito Paulo Alves de Souza; Professor Décio Machado Gaia; Sylvio Romero; e Professora Eda Mantoanelli. A abertura das urnas com os números de inscrição foi feita na frente de todos os pais, garantindo assim a transparência que marca o processo de seleção das escolas municipais.

Os alunos sancaetanenses que não conseguiram vaga nas escolas de período integral têm matrícula garantida nas escolas municipais de meio período. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4232-7199.

Sorteio de vagas remanescentes ocorreu no Bairro São José (Foto: Helber Aggio/PMSCS)

 

Sandra Francisca Jesus de Vivo e Douglas Roberto de Vivo comemoram vaga do filho (Foto: Helber Aggio/PMSCS)

Urnas foram abertas por pais que estavam na plateia (Foto: Helber Aggio/PMSCS)


Pais acompanharam sorteio de vagas (Foto: Helber Aggio/PMSCS)

São Caetano abre inscrições para Conselhos de Saúde dos Bairros


Unidade Básica de Saúde Caterina Dall Anese será um dos locais de inscrição (Foto: Helber Aggio/PMSCS)

Os moradores de São Caetano do Sul poderão participar ativamente da formulação de políticas municipais de Saúde da cidade graças à criação, por parte da Prefeitura, dos Conselhos Distritais do setor (mais conhecidos por Conselhos de Saúde dos Bairros) – o decreto número 10.040, de 19 de abril de 2010, dispõe sobre a organização desses mecanismos no município. A partir desta segunda-feira (17/1) e até a próxima sexta-feira (21/1), em horário comercial, os interessados em participar desses organismos públicos poderão efetuar inscrição gratuita em diversos locais da cidade (endereços abaixo).

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, considera de grande valia a discussão permanente entre Governo Municipal e população para articular políticas públicas em todos os segmentos, especialmente o de Saúde, para sempre melhorar os serviços que são prestados na cidade. Ele explica também as funções que terão os Conselhos. “Eles irão assegurar a participação ainda maior da comunidade na elaboração e na promoção das políticas públicas na área da Saúde, com o planejamento, avaliação, fiscalização e controle das realizações.”

As atividades dos conselheiros serão desenvolvidas nas suas respectivas áreas de abrangência, que serão na 1ª Região, os bairros Prosperidade, Barcelona e Santa Maria; na 2ª Região, os bairros Boa Vista, Nova Gerty e Mauá; na 3ª Região, os bairros Centro e Fundação; na 4ª Região, os bairros Santa Paula e Santo Antônio; na 5ª Região, os bairros Olímpico e Oswaldo Cruz; e na 6ª Região, os bairros Cerâmica, São José e Jardim São Caetano.

Composição – Os Conselhos terão 12 membros da respectiva área de abrangência, contando com número idêntico de suplentes – serão seis representantes de usuários do Sistema Único de Saúde; dois trabalhadores vinculados às unidades de Saúde; dois prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde do município; e dois do Poder Executivo, indicados pelo Chefe do Executivo. Eles terão mandato de um ano e se reunião ordinariamente uma vez a cada mês e podendo ser convocados extraordinariamente por solicitação de, no mínimo, 50% de seus membros.

Locais de inscrição:

Unidade Básica de Saúde Moacir Gallina (Rua Casemiro de Abreu, 560, Bairro Cerâmica);

Unidade Básica de Saúde Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01, Bairro Santa Maria);

Unidade Básica de Saúde Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua João Molinari, 160, Bairro Boa Vista);

Unidade Básica de Saúde Caterina Dall Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico);

Unidade Básica de Saúde Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58, Bairro Mauá);

Unidade Básica de Saúde Dolores Massei (Rua Senador Fláquer, 134, Bairro São José);

Unidade Básica de Saúde Maria Corbeta Segato (Avenida Prosperidade, 671, Bairro Prosperidade);

Unidade Básica de Saúde Nair Spina Benedicts (Rua Osvaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz);

Unidade Básica de Saúde Dr. Ivanhoé Esposito (Rua Flórida, 295, Bairro Barcelona);

CISE Moacyr Rodrigues (Rua Rafael Correa Sampaio, 600, Bairro Santa Paula);

Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloísa Pamplona, 269, Bairro Fundação);

Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty);

Centro Policlínico USCS II (Rua Santo Antônio, 50, Centro);

Rede Feminina de Combate ao Câncer (Rua Rafael Correa Sampaio, 345, Bairro Santo Antonio).

São Caetano realiza primeira feira de adoção de animais em 2011

São Caetano realiza campanha de incentivo a adoção de cães e gatos (Foto: Divulgação/PMSCS)



A partir da campanha “AdoCão, uma atitude que é o bicho”, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com as ONGs NIPA Arca de Noé e Associação Protetora dos Animais de São Caetano Sul (APASCS), realiza no dia 22 de janeiro, a primeira Feira de Adoção Animal de 2011. A ação ocorrerá das 10 às 16 horas na sede do CCZ, localizado na Rua Justino Paixão, 141, no Bairro Mauá.

Para realizar a adoção, os interessados devem ser maiores de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Na ocasião, cerca de 50 animais dos mais variados tamanhos e idades estarão disponíveis para adoção.


Hotsite – A Prefeitura de São Caetano conta com um hotsite (http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/adocaodeanimais/) que contém fotos e características dos animais que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, prontos para serem adotados – todos já receberam as vacinas polivalentes e antirrábica, além da vermifugação. Os machos, na sua maioria, já foram castrados. O internauta também pode encontrar diversas informações relacionadas à causa animal como posse responsável, feiras de adoção, vacinação, primeiros socorros, legislações relacionadas ao bem-estar dos animais e a possibilidade de realizar denúncias sobre maus-tratos, além de sugestões.


A população de São Caetano conta também com uma
Unidade Móvel de Ações Veterinárias – “Pet Bus”
 (Foto: Eric Romero/PMSCS)






A população de São Caetano conta também com uma Unidade Móvel de Ações Veterinárias – “Pet Bus”. Com uma moderna estrutura e finalidade preventiva e educativa, o equipamento, que está semanalmente em diversos pontos da cidade, objetiva promover ações como vacinação antirrábica, fornecer orientações, além de estimular a posse responsável de animais. O Pet Bus tem em sua estrutura todo o material necessário para a realização de campanhas de vacinação, um lavatório e uma maca para atendimento dos animais.

 

Prefeito de São Caetano prestigia inauguração de supermercado no Nova Gerty


Prefeito Auricchio assina livro de visitas do
supermercado (Foto: Helber Aggio/PMSCS)


Autoridades acompanharam a inauguração do supermercado (Foto: Helber Aggio/PMSCS)


Rubens Castaldello, Sidão da Padaria e José Auricchio Júnior visitam instalações do novo Joanin (Foto: Helber Aggio/PMSCS)


Prefeito participou da inauguração da unidade do Joanin no Bairro Nova Gerty (Foto: Helber Aggio/PMSCS)



Prefeito Auricchio destacou ganhos econômicos com a inauguração de nova loja do Joanin (Foto: Helber Aggio/PMSCS)

 O comércio do Bairro Nova Gerty, de São Caetano do Sul, ganhou nesta quarta-feira (12/01) um importante impulso com a reinauguração da nova loja da rede de supermercados Joanin, que nasceu na cidade em 1942 como um pequeno armazém de secos e molhados. O espaço, localizado na Rua Nelly Pelegrino, nº 644, cresceu com a grande reforma e agora conta com 2.200 m² e estacionamento para 100 vagas – por se tratar de uma ampliação em mais de 100% no espaço do supermercado, seus proprietários consideram a loja como uma nova unidade.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, acompanhou o evento e falou sobre sua importância para a cidade. “O Joanin é uma marca de São Caetano, está em nossa cultura. É com muita alegria que eu participo desta inauguração, que trás grandes ganhos econômicos para nossa cidade e gera muitos empregos”, salientou. Após o descerramento da faixa de inauguração, o prefeito visitou o supermercado acompanhado por autoridades e representantes da família Castaldelli, proprietária do Joanin.

Empregos – A nova loja do Joanin conta com 140 funcionários – foram 70 novos contratados após a ampliação. Ela deve se tornar referência para a ampliação de outras unidades da rede e, entre outras novidades, conta agora com farmácia, casa lotérica e área de alimentação.