Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Presidente da Coop fala sobre associativismo em São Caetano

* Foto: Alexandre Yort /PMSCS
*
Presidente da Coop ministrou a palestra Associativismo: Fortalecimento para a Micro e Pequena Empresa*
Durante palestra proferida por Antonio José Monte, presidente da Coop, em 15/7, no auditório do Atende Fácil, em São Caetano do Sul, os cerca de 50 participantes do evento puderam conhecer um pouco sobre o nascimento e a história do cooperativismo e associativismo no mundo, saber como se passou o desenvolvimento da Coop e ainda tirar dúvidas. Associativismo: Fortalecimento para a Micro e Pequena Empresa foi uma atividade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho (Sedert) da Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Caetano (Aciscs).

Objetivo, Monte iniciou sua explanação ao falar que o varejo está em crescimento, mesmo nestes tempos em que a crise financeira assusta o mundo. “Muita gente possuía aquela reserva financeira e não investiu em situações arriscadas, por conta deste momento de tensão financeira. Então passaram a adquirir, por exemplo, uma alimentação melhor.”

Na sequência, o presidente da Coop traçou um parâmetro histórico sobre associativismo e cooperativismo. “Esse processo começou na idade da pedra, com os seres humanos se organizando para atender objetivos comuns, como conseguir alimentos. A civilização Inca, por exemplo, se formava em grupos para arar a terra, plantar e colher e depois separava a colheita entre os trabalhadores e aqueles que não tinham condições de exercer alguma dessas funções”. Monte ainda falou sobre o nascimento e desenvolvimento da Coop.

Presente a abertura do encontro, o vice-prefeito Walter Figueira Júnior elogiou o trabalho da Sedert de manter um dialogo com os mais diversos segmentos, o que contribui para que São Caetano se mantenha em constante desenvolvimento. Sobre a palestra com Antonio José Monte, Figueira Júnior observou que “os participantes receberam conhecimentos e uma lição de vida empresarial”.

O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho da Prefeitura, Celso Amâncio, anunciou, antes da apresentação, a realização de uma nova Rodada de Negócios no município, desta vez no próximo dia 22 de julho, mostrando a preocupação da Prefeitura em facilitar as negociações entre as empresas de São Caetano. Em relação à explanação do presidente da Coop, Amâncio destacou que “foi de fundamental importância para orientar os participantes.”

A artista Lidia Zózima esteve presente ao evento e explicou o motivo do seu interesse numa palestra relacionada ao setor de desenvolvimento econômico. “Associativismo e parcerias são importantes ferramentas para muitos segmentos, inclusive a arte. A Prefeitura de São Caetano nos oferece uma gama de opções e temos de aproveitar.”

Nenhum comentário: