Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

São Caetano adota uma série de medidas para conter a gripe A

A assessoria especial de Coordenação de Ação Social da Prefeitura de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetoni, se reuniu com a secretária de Saúde, Helaine Balieiro de Souza, diretores e responsáveis pelo atendimento médico hospitalar municipal para definir medidas de contenção a gripe Influenza A (H1N1).

Todos os funcionários que realizam o primeiro atendimento nos hospitais e unidades de saúde passarão a trabalhar de máscaras; os pacientes que chegarem com sintoma de gripe receberão uma máscara para sua segurança e dos demais; os locais terão dispensers de álcool gel a fim de reforçar a importância da higiene no combate a doença; todas as Unidades Básicas de Saúde terão as agendas abertas para atender pacientes com gripe sem horário agendado. “Não queremos alarmar a população, mas adotar medidas preventivas. Mesmo porque, a letalidade desta gripe é 0,4%, inferior a gripe comum”, explica Regina Maura.

O Hospital de Emergências Albert Sabin terá a partir de agora uma enfermaria isolada para possíveis casos da gripe A. O local será equipado com respirador, suporte de medicação e equipe médica capacitada para atender estes pacientes.

Desde 24 de julho, os 99 agentes do Programa Saúde da Família estão sendo capacitados para informar a população sobre os cuidados evitar a contaminação pelo vírus. A Secretaria também confeccionará panfletos informativos que serão distribuídos aos moradores com instruções sobre cuidados com higiene, ambientes fechados, locais de aglomeração, entre outros.

“Os agentes serão boa fonte de informação, pois atendem 50% dos lares de São Caetano”, acrescenta Regina.

Até o momento São Caetano não registrou nenhum caso de pessoa infectada com o vírus Influenza A (H1N1). As medidas fazem parte de um plano de contingência.
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário: