Assista nossos Programas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Jorge Chediek elogiou os resultados das políticas sociais brasileiras



Representante das Nações Unidas, Jorge Chediek elogiou os resultados das políticas sociais brasileiras. Banco Mundial e Cepal também destacaram importância do exemplo do país para que o mundo supere a pobreza

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, lembrou que o país é reconhecido internacionalmente pelos grandes avanços no combate à pobreza, independentemente do indicador utilizado. “O Banco Mundial tem aprendido muito com a experiência brasileira e tem levado a outros países com a inciativa WWP”, destacou. A plataforma World Without Poverty (WWP) apresenta as iniciativas, programas e ações desenvolvidos no Brasil e as dissemina, com o objetivo de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou a importância dos resultados obtidos até hoje. “A análise dos indicadores sociais nos mostra que demos conta de superar a pobreza. E que podemos avançar ainda mais”, afirmou. “T emos competências para ousar, para pensar e ser criativos num debate sobre indicadores de pobreza multidimensional, que supere uma visão fragmentada.”

O debate sobre os indicadores sociais para medir a pobreza, no momento político e econômico que a América Latina vive, foi ressaltado pela diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica Para a América Latina e Caribe (Cepal), Laís Abramo. “Os resultados alcançados até agora foram resultados de opções estratégicas e políticas tomadas que tinham a inclusão social, a erradicação da pobreza e da fome no centro das ações”, afirmou. “A nossa grande tarefa é garantir os efeitos dos resultados, impedir retrocessos e continuar avançando.”

Para o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), André Calixtre, o modelo de desenvolvimento brasileiro mostrou que é possível um crescimento econômico aliado à inclusão social e à redução das desigualdades. E que o atual momento precisa de informações para ser aperfeiçoá-lo. “São novas agendas que aparecem a partir do sucesso do modelo. Neste encontro, temos desafios metodológicos para entender a pobreza e estudar como pode ser combatida.”

Homenagem – A ministra Tereza Campello homenageou o representante das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek. Ele está de mudança para Nova Iorque, nos EUA, onde vai atuar no Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. “A figura dele foi muito importante ao longo desses cinco anos que esteve no Brasil. Ele sempre se colocou em defesa das nossas ações e do nosso projeto. Isso tem um valor inestimável.”

Chediek agradeceu e ressaltou a necessidade de haver clareza conceitual para, na dimensão política, reforçar as ações desempenhadas em toda a região e principalmente no país. “Os indicadores podem nos confirmar que avançamos e afirmar que as políticas sociais são um instrumento central para o combate à pobreza”, apontou. “Viremos aqui comemorar em 2030 que o mundo não terá mais pobres”, projetou.

Nenhum comentário: