Assista nossos Programas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

São Caetano apresenta Programa Amigo do Idoso em Brasília durante oficina sobre envelhecimento ativo e saudável

O evento, que ocorreu na última terça-feira (1/2), em Brasília, contou com a participação de diversos representantes das esferas federal, estadual e municipal (Foto: Divulgação/PMSCS)

São Caetano do Sul, que realiza inúmeras ações em prol da Terceira Idade, foi o único município a apresentar suas ações durante a oficina intitulada “Envelhecimento Ativo e Saudável: Uma Perspectiva Intergeracional”, promovida pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República. O evento, que ocorreu na última terça-feira (1/2), em Brasília, contou com a participação de diversos representantes das esferas federal, estadual e municipal.

Na ocasião, a secretária de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de São Caetano, Marisa Catalão, explanou sobre o Programa Amigo do Idoso (PAI) e os demais serviços oferecidos no município para este segmento da população. “Percebemos o quanto realizamos aqui em nossa cidade. Os participantes ficaram impressionados com o número de idosos que a cidade possui e a gama de atividades oferecidas”, pontuou Marisa ao elogiar a participação de Sandra Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), que também fez explanações durante a oficina.

A indicação para a São Caetano participar do evento foi feita pelo consultor da Secretaria de Direitos Humanos, Alexandre Kalache, e o convite feito pela coordenadora geral dos Direitos do Idoso, Sandra Gomes. “Como discursou o idealizador da Cidade Amiga do Idoso, Alexandre Kalache, estamos no século do envelhecimento e precisamos construir urgentemente uma rede governamental. E certamente este encontro foi muito salutar, pois foi marcado pela presença de pessoas de segmentos diferentes, além disso pudemos verificar que todos estavam envolvidos no tema Envelhecimento, que já parte urgente de políticas públicas, de acordo com o crescimento de idosos no Brasil.”

Oficina – O encontro, a partir da intersetorialidade e por meio do comitê composto pelos participantes da iniciativa, teve como objetivo apresentar métodos integradores a serem desenvolvidos em articulação com estados, municípios e sociedade civil organizada, visando proporcionar concretude à Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e viabilizar o compromisso pelo envelhecimento ativo e saudável.
“Agora é criar de fato o comitê e ter o compromisso, no período de um ano, de montar esta proposta metodológica, a partir disso iremos nos reunir com datas pré-agendadas periodicamente em Brasília, pois a Política Nacional do Idoso faz parte da Secretaria de Direitos Humanos”, completa.

Da Redação
(03/02/11)

Nenhum comentário: