Assista nossos Programas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

São Bernardo adquire alimentos de Agricultura Familiar para compor merenda escolar

Município é o primeiro da Região Metropolitana a cumprir a Lei Federal, que determina a compra de 30% da produção dessa categoria do campo para a refeição dos estudantes

Em busca de oferecer uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos, e ao mesmo tempo fomentar a produção e comercialização dos pequenos produtores, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá ampliar a aquisição de alimentos que compõem a merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino com cooperativas de Agricultura Familiar.
O convênio para o fornecimento de verduras, legumes e frutas, no valor de R$ 800 mil, foi assinado na tarde desta quarta-feira (23/6), pelo prefeito Luiz Marinho. Segundo o chefe do Executivo, a ideia é estender o programa na medida em que os agricultores aumentarem sua capacidade de fornecimento ininterrupto.
"Quando eles atingirem a condição de fornecer de forma contínua a quantidade que precisamos, podemos chegar aos 100%. Fazemos isso não apenas para cumprir a lei, faríamos mesmo sem a determinação, já que está nos meus princípios valorizar esses homens e mulheres, de mãos calejadas, que trabalham para levar o alimento à mesa do povo brasileiro", ressaltou Marinho.
Por meio da Secretaria de Educação, oito entidades firmaram contrato, entre elas Cooperativa de Tapes do Rio Grande do Sul e Coopafarga, da região de Sorocaba. As associações fornecerão cerca de 600 mil quilos de hortifrutigranjeiro, que serão distribuídos a aproximadamente 95 unidades escolares, beneficiando mais de 38 mil alunos.
Segundo a secretária de Educação, Cleuza Repulho, a intenção é que os produtores da cidade também ingressem na lista de fornecedores. "Estamos dando suporte a eles para que se organizem e adquiram a documentação necessária para se estabelecerem como pessoa jurídica, para que passem a fazer parte desse processo. Um dos projetos é que eles nos forneçam peixes", revelou.
Para o representante das cooperativas, Carlos Delai, a medida irá beneficiar ambos os lados. "Essa parceria além de assegurar produtos mais frescos ao cardápio alimentar das crianças e, consequentemente, com mais qualidade, também proporciona crescimento econômico e sustentável a nós, homens do campo", afirmou.
Histórico - Em março a cidade assinou o primeiro contrato, que garantiu a provisão de 1,2 milhão de saches de suco natural de laranja, 68 toneladas de feijão, 38 toneladas de banana prata e 242 toneladas de banana nanica, totalizando um investimento de R$ 1,2 milhão. São Bernardo é o primeiro município da Região Metropolitana do Estado a cumprir a Lei Federal 11947/2009, que determina a compra de pelo menos 30% da produção dessa categoria do campo para a refeição servida aos estudantes.

Nenhum comentário: