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segunda-feira, 19 de abril de 2010

‘Patrulheiros Mirins’ agora tem curso a distância e aceita jovens do sexo feminino

Medidas são inusitadas na história da instituição em Santo André, que acompanha a tendência da educação profissional e do mercado de trabalho

Os patrulheiros mirins de Santo André saem prontos para entrar no mercado de trabalho

O Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André (CPMSA), especializado na inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social, acaba de obter do Ministério do Trabalho e Emprego licença para realizar curso de aprendizagem na modalidade de ensino a distância (EAD), a primeira de que se tem notícia concedida à entidade filantrópica do gênero. Outra novidade, pioneira na instituição, é a abertura de inscrições para jovens do sexo feminino, a partir do mês de junho.

As duas iniciativas fazem parte do projeto de modernização do CPMSA, que tem no Programa de Aprendizagem em Técnicas Administrativas a linha mestra. A instituição também terá novo site, com informações sobre o trabalho desenvolvido e a legislação que rege o aprendiz. “Nosso intuito é andar na velocidade das empresas e atender a necessidade do mercado de trabalho abrindo oportunidades para jovens capacitados de ambos os sexos”, diz José Américo Zila, presidente da entidade, que contará com equipe de professores credenciados para atender os estudantes via Internet e telefone.

Com as medidas, o CPMSA espera crescer 40% no atendimento, hoje em torno de 140 jovens por semestre. Zila avalia que a adoção do sistema de ensino a distância e a admissão de meninas no sistema ajudarão a alcançar a meta. “A inserção de mulheres abre horizontes para o mercado e o ensino à distância resolve a questão do ônus financeiro com o deslocamento diário que o aprendiz faz à sede para o curso presencial, além de melhorar o aproveitamento do tempo”, explica o presidente do CPMSA.

Desde a fundação, o CPMSA já atendeu mais de 10 mil adolescentes e jovens. Atualmente, cerca de 50 empresas nos setores industrial, comercial e de serviços, localizadas no Grande ABC, são parceiras do Programa de Aprendizagem em Técnicas Administrativas.

Programa - direcionado a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos do sexo masculino, o programa tem cerca de 70% de inserção nas empresas (conforme a potencialidade do mercado de trabalho), e 50% de efetivação. São pré-requisitos para ingresso renda familiar de até três salários-mínimos ou per capta de meio salário mínimo, além de matrícula regular no ensino médio.

Os jovens são recrutados nas escolas públicas e passam por teste de avaliação similar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os aprovados iniciam o curso em 12 módulos teóricos com conteúdos básicos e específicos, além de atividades práticas nas empresas parceiras, com jornada de 8 horas diárias de trabalho entre teoria (2 horas) e prática (6 horas). São critérios para a vaga no primeiro emprego o desempenho no curso e o perfil desejado no aprendiz.

O primeiro passo para a formação é o programa de pré-aprendizagem, com duração de 400 horas. No curso, os adolescentes aprendem noções sobre rotinas de escritório, administração de empresas, contabilidade, custos, recursos humanos e participam de oficinas sobre ética, cidadania, saúde, comunicação, juventude, entre outras. Passam ainda por pré-seleção com aplicação de testes de raciocínio lógico, redação e simulações de dinâmicas de grupo e ingressam no programa de aprendizagem.

É nas empresas parceiras que os conhecimentos teóricos adquiridos no curso são aprimorados. Cada módulo do curso capacita a executar serviços de apoio em recursos humanos, administração, finanças, e no atendimento a fornecedores e clientes. Além disso, atua na tramitação de informações sobre produtos e serviços, prepara documentação, relatórios e planilhas e executa serviços gerais de escritório.

A avaliação do aprendiz é contínua e usada como ferramenta no processo de ensino, mediante a observação do desempenho nas habilidades práticas e teóricas em atividades presenciais e semipresenciais em grupo, que incluem ainda modalidades de educação a distância como responsabilidade, iniciativa e cooperação dos aprendizes. Ao final dos 12 módulos o aluno recebe certificação.

Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André – Fundado pelo Rotary Club Santo André, em 1962 e dirigido por rotarianos em voluntariado, o CPMSA é uma entidade filantrópica declarada de utilidade pública municipal e federal, filiada à Federação Brasileira de Patrulheirismo e registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André. É voltada à educação para inserção de aprendizes no mercado de trabalho por meio da educação presencial ou a distância, desenvolvida em paralelo com atividades realizadas no ambiente de trabalho e na entidade formadora nos termos da Lei da Aprendizagem (10.097/2000). O corpo administrativo é formado por administradores, pedagogos, comunicadores e outros profissionais. No início, as atividades se desenvolviam no pátio da delegacia de polícia, sob comando do tenente Xavier de Toledo e eram embasadas na cultura militar, daí o uso do termo patrulheiros do qual derivou “guardinhas”, que à época era associado aos jovens que prestavam serviços administrativos. No ano de 1982, o Corpo de Patrulheiros inaugura sua sede própria, onde permanece até hoje, dividindo o espaço com o Rotary Club de Santo André.

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