Assista nossos Programas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Envelhecimento saudável é tema de seminário em Diadema

Seminário em Diadema reúne representantes dos governos federal e estadual e da Organização Pan-Americana de Saúde

Encontro discutirá políticas voltadas ao envelhecimento saudável

Diadema (SP) - Envelhecimento saudável e políticas públicas para o idoso serão temas discutidos em seminário que acontece em Diadema nos próximos dias 25 e 26. O evento reunirá representantes dos ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da UNIFESP e da Secretaria Estadual da Saúde.
O encontro é uma das etapas do projeto voltado ao atendimento ao idoso do município e reunirá profissionais das secretariais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Segurança Alimentar, Esporte e Lazer e Cultura. A proposta da criação de um grupo intersetorial, além de servir como aperfeiçoamento das ações de promoção do envelhecimento saudável, contribuirá para a elaboração da Política Municipal do Idoso.
Projetos voltados aos idosos, como o de cuidadores e de alimentação saudável para idosos acamados, são exemplos de novas ações a serem implementadas no município por este grupo.

"Os palestrantes convidados são referência em questões do envelhecimento e vão contribuir não somente para o município pensar as políticas para o idoso, mas também para formar cerca de 170 funcionários, entre psicólogos, médicos, assistentes sociais e todos os que trabalham com o atendimento a idosos", destacou a Secretária de Saúde de Diadema, Aparecida Linhares Pimenta.

Conforme a secretária, o Dr. Alexandre Kalache, consultor da OPAS é referência em políticas públicas sobre envelhecimento na América Latina e o Dr. Otaliba Libânio, é médico epidemiologista e acompanha estudo de faixas etárias no Brasil e o impacto na morbidade e mortalidade.
"O seminário possibilitará o acesso a novas experiências que deverão fazer parte das nossas discussões na cidade. O grupo intersetorial fortalecerá o trabalho que cada secretaria já desenvolve junto aos idosos", avaliou a secretaria interina de Assistência Social, Lílian Aparecida Cabrera.
No primeiro dia de seminário, na quinta-feira, dia 25, das 8h30 às 15h30, serão realizadas as mesas-redondas: 'Processo de Envelhecimento e Transição da Estrutura Etária no Brasil' e 'Promoção do Envelhecimento Saudável - Políticas Públicas para os Idosos'. Na sexta-feira, a mesa-redonda abordará o tema 'Formação de Cuidadores de idosos' - ações nos serviços públicos e no domicílio' - veja programação completa mais abaixo.
Atendimento aos idosos em Diadema - Diadema vem aperfeiçoando suas ações voltadas ao atendimento desta população estimada em 20 mil pessoas com idade acima de 60 anos (projeção Seade/2007). Na área da Saúde, as 19 UBSs desenvolvem atividades com 138 grupos da 3ª idade, como ginástica, artesanato; grupos de pessoas com doenças crônicas ; terapia comunitária, entre outros.
Os idosos têm prioridade no agendamento de consultas, contam o Projeto Viver Bem, que oferece equipamentos e remédios para diabetes, o programa de atendimento na saúde bucal e especialidades odontológicas. As mulheres contam com os programas de prevenção do câncer de mama e de útero e detecção de osteoporose. Também há as visitas domiciliares, por meio dos agentes de saúde. A UBS Nações já possui um grupo de cuidadores de idosos, que é um dos temas do seminário.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), um espaço de convivência que oferece diversas oficinas e atividades aos freqüentadores. O CCMI - SUL também oferece atividades aos idosos, abrangendo os grupos da região sul da cidade. Também ligado à secretaria, o Centro de Referência do Idoso - (CRI) é um serviço que tem como objetivos a promoção, defesa e garantia de direitos dos idosos.

Os 28 grupos de idosos que funcionam nos bairros contam com o apoio da Prefeitura, por meio das várias secretarias municipais, para desenvolver suas atividades. Eles se reúnem em centros culturais, centros comunitários, UBS's ou sedes próprias e também participam de reuniões mensais para organização de atividades em conjunto.

A Secretaria de Segurança Alimentar desenvolve palestras de educação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos que contam com a participação do público idoso. Também as hortas comunitárias atraem interessados da 3ª idade.

A Secretaria de Esporte e Lazer oferece atividades de ginástica com o programa Mulheres em Movimento, que tem 25 salas de ginástica, e o Caminhando Bem, em parques, praças e campos. Há, ainda, aulas de natação, no Clube Mané Garrincha. Os programas atendem todas as faixas etárias. A Secretaria de Cultura atende a população em várias modalidades de oficinas, contemplando todas as faixas etárias com atividades. Ana Machado/José Carlos Alexandria

Seminário Intersetorial Sobre Envelhecimento Saudável de Diadema
1º DIA - 25/02/2010 - 5ª feira
8h30 - Abertura, com a presença do prefeito Mário Reali, secretários municipais da Assistência Social e Cidadania, Saúde, Esporte, Segurança Alimentar, e Cultura.
9h às 12h30 - Mesa redonda: Processo de Envelhecimento e Transição da Estrutura Etária no Brasil
• Dr Alexandre Kalache - Consultor Internacional da OPAS para Políticas Públicas para o Envelhecimento
• Dr Otaliba Libânio - Diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde/ Secretaria de Vigilância a Saúde do Ministério da Saúde
• Dra Marília Louvison - Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa SES - SP
• Coordenação da Mesa: Dra Aparecida Linhares Pimenta- Secretária de Saúde de Diadema
• Debate dos participantes com os palestrantes
14h às 15h30 - Mesa redonda: Promoção do Envelhecimento Saudável - Políticas Públicas para os Idosos
• Representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
• Juliana Gai, fisioterapeuta e gerontóloga - área Técnica da Saúde do Idoso da SAS/ Ministério da Saúde
• Dr. Luiz Ramos - Prof. Titular da Faculdade de Medicina da UNIFESP
• Coordenação da Mesa: Rubens Xavier Martins - Secretário Municipal de Esporte e Lazer
• Debate dos participantes com os palestrantes
2º DIA - 26/02/2010 - 6ª feira
9h às 11 horas - Mesa redonda: Formação de cuidadores de idosos- ações nos serviços públicos e em domicílio
• Dra Yeda Duarte - docente da Faculdade de Enfermagem da USP-SP
• Dra Marília Berzins - doutora em saúde pública; especialista e mestre em gerontologia
• (Coordenação da Mesa: Lilian Aparecida Silva - Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania
• Debate do público com os palestrantes
11h15 às 12h: Encaminhamentos das secretarias municipais participantes

Nenhum comentário: