Assista nossos Programas

domingo, 13 de dezembro de 2009

Engenharia Civil da FEI avança com projetos sustentáveis

Três Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil serão apresentados no próximo dia 21, a partir das 8h30, no campus São Bernardo

Estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentam no dia 21 deste mês Trabalhos de Conclusão de Curso com foco na sustentabilidade. Os projetos sugerem, além de novo modelo de condomínio habitacional, tecnologias de sistemas construtivos e um sistema que propõe o aproveitamento da água da chuva em edificações. As apresentações começam às 8h30, no auditório Valentim dos Santos Diniz, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).

Elaborado pelo aluno Christopher Carvalho Magalhães, o projeto de aproveitamento da água da chuva em edifícios reforça a importância do reuso da água e oferece economia de cerca de 40% no custo com água. A sugestão é captar a água ainda no telhado, por meio de tubos PVC ligado à cisterna, enterrada no subsolo. O equipamento deve conter torneiras distribuídas em todo o prédio e um sistema para não-captação de água nos primeiros cinco minutos de chuva, tempo suficiente para a limpeza natural do telhado.

A água captada pelo sistema pode ser usada na limpeza de áreas comuns do edifício, como hall e estacionamento, além de irrigação do jardim. Se a água receber tratamento de agentes biológicos ou filtros de areia, poderá ser usada para descarga e na máquina de lavar roupas. “O projeto é padrão e também pode ser aplicado em residências e indústrias”, destaca o estudante.

Outro projeto, desenvolvido por Aline Meira da Silva e Fernanda dos Santos Meireles, analisa o condomínio ideal, pois enfatiza a sustentabilidade e visa o conforto dos moradores. “Nossa ideia é mostrar que cada comunidade tem a sua particularidade e o modelo de construção precisa ser pensado de acordo com a necessidade dos moradores, portanto não podemos padronizar modelos de habitação”, destaca Fernanda. No projeto, as alunas expõem os pontos positivos e negativos dos programas habitacionais existentes.

Canteiros de obras – De olho nos canteiros de obras, os estudantes Rafael Barros Silva e Ricardo Bueno de Camargo projetaram várias formas de aprimorar o canteiro de obras por meio de tecnologias de sistema construtivo, bem como aplicação dos conceitos de logística e sustentabilidade dentro do planejamento do canteiro da obra.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário: