Assista nossos Programas

domingo, 12 de dezembro de 2010

SESC São Caetano ensina a aproveitar frutas maduras, cascas e caules dos alimentos

Nutricionista Luciana Gonçalves ensina o aproveitamento total dos alimentos para evitar o desperdício e aumentar o valor nutricional, nesta terça-feira (14), grátis
Se você é daquelas pessoas que joga fora a banana madura e não aproveita o caule e a casca das frutas e vegetais, chegou a hora de aprender novas receitas para evitar o desperdício e aumentar o valor nutricional da alimentação. O SESC São Caetano programou para a próxima terça-feira (14), às 19h30, a oficina gratuita ‘Alimento da Vez – Programa Mesa Brasil SESC’. Os interessados devem realizar inscrição prévia pelo telefone da Unidade: 4223-8800.

Durante a oficina, os participantes poderão aprender receitais fáceis e saborosas com frutas maduras, cascas e caules, como bolo de casca de banana, doce da banana madura, sucos com caules de vegetais, entre outras ideias simples, de baixa caloria, com alto nível de vitaminas e nutrientes, além de baixo custo.

“Pretendemos incentivar as pessoas a utilizarem o alimento por inteiro, lembrando que a maior quantidade de vitamina está na casca, rejeitada pela maioria das pessoas”, comenta a nutricionista Luciana Gonçalvez, que ministrará a oficina. Haverá distribuição de livro de bolso com todas as receitas.

Programa Mesa Brasil SESC - O Mesa Brasil SESC é um Programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, criado em 1994 para redistribuir alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização. O Programa funciona como uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, com o objetivo de contribuir para a diminuição da fome, obesidade, desnutrição entre outras formas de insegurança alimentar no Brasil.

Mesa Brasil SESC é composto por duas grandes ações: o Colheita Urbana e a Ação Educativa. Na primeira os alimentos in natura ou industrializados, que perderam seu valor comercial, mas encontram-se em condições próprias para consumo, são recolhidos em empresas e imediatamente encaminhados a instituições, que desenvolvem trabalho de promoção humana, para preparação de refeições servidas à população.

Já a Ação Educativa realiza cursos, treinamentos, oficinas, workshops, palestras e seminários dirigidos às empresas e instituições envolvidas nessa parceria para garantir, em todas as etapas do processo, a qualidade dos alimentos, seu total aproveitamento, a preparação de uma refeição balanceada e segura, além de trabalhar conceitos como cidadania, autonomia, sustentabilidade e empreendedorismo social. O programa é uma ação que integra as unidades do SESC, empresas, entidades e voluntários com o intuito de reduzir carências alimentares e o desperdício de alimentos.

O Programa em São Paulo arrecada, em média, cerca de 280 toneladas por mês, doados por 585 empresas. Esses alimentos são utilizados para complementar as refeições servidas a 106 mil pessoas, atendidas em 570 instituições cadastradas no Programa. Para outras informações entre no site: www..sesc.com.br/mesabrasil/index.html.


Oficina – Alimento da Vez
Programa Mesa Brasil SESC

Dia 14 de dezembro. Terça, às 19h30
Local SESC São Caetano - rua Piauí, 554, bairro Santa Paula - telefone (11) 4223-8800
Entrada Gratuita (mediante inscrição prévia. Limite de 30 vagas)

Nenhum comentário: