Assista nossos Programas

sábado, 22 de maio de 2010

São Bernardo terá Virada Cultural neste fim de semana


Programação contará com shows de Negra Li, Cachorro Grande, Raimundos e Rhaissa Bittar


São Bernardo terá nos dias 22 e 23 de maio (sábado e domingo) 24 horas de atividades artísticas da Virada Cultural Paulista. Pelo terceiro ano consecutivo São Bernardo é a única cidade do ABC a sediar o evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura do município. Com 33 atrações, entre artistas locais e convidados especiais, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas compareçam a essa grande festa, que será realizada em dois locais: no palco montado na esplanada do Paço Municipal e no Teatro Elis Regina. Entre as principais apresentações estão Negra Li, Raimundos, Cachorro Grande e Rhaissa Bittar.

A programação inicia às 18h do sábado com o espetáculo O Natimorto – Um Musical Silencioso, baseado no romance homônimo de Lourenço Mutarelli, no Teatro Elis Regina. Já o rock irreverente da banda Cachorro Grande encerrará o evento no quesito música. O show marcado para as 17h do domingo promete mostrar as influências dos anos 70 na batida e sonoridade musical, além da personalidade carismática dos artistas.

Nos intervalos de algumas atrações haverá apresentações com Meia Trupe, Companhia Circo do Asfalto, Paisagens Urbanas... Um Labirinto e Três EnCena... Hospalhaço em foco. No Paço Municipal as performances serão realizadas em frente ao palco, em meio ao público. Já no Teatro Elis Regina, as intervenções artísticas acontecem no saguão.

O Teatro Elis Regina fica na Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção, e o Paço Municipal fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. Confira, abaixo, a programação completa do evento:

TEATRO ELIS REGINA

DIA 22 sábado
18h – Abertura Oficial com o espetáculo O Natimorto – Um Musical Silencioso

Baseada no romance homônimo de Lourenço Mutarelli, a peça acontece em um quarto de hotel, onde um homem e uma mulher confrontam sua própria solidão. Com direção de Mário Bortolotto, o espetáculo traz um enredo recheado de humor cáustico, agilidade dramática e surpresas. (60 min, 14 anos)

20h – Paisagens Urbanas...Um Labirinto
Atores em performances trazem à luz alguns personagens míticos e arquétipos: a mulher abandonada, a sombra e o jovem alado, explorando questões universais da nossa realidade como ciclo, degradação, desequilíbrio, decomposição, tempo e liberdade. Com o Coletivo Ambulante. (30min, livre)
21h – La Vie em Rose??? – Companhia de Danças de Diadema

O espetáculo, selecionado pelo PROAC 2009, apresenta coreografia inspirada na canção homônima da francesa Edith Piaf. As incertezas humanas são expressas por meio de movimentos bem executados, deixando um questionamento central: a vida é um mar de rosas? (55 min, livre)

22h – Paisagens Urbanas...Um Labirinto
23h – Mil Rosas

Segundo disco da cantora Ana Paula Lopes apontada pela crítica como revelação, traz em seu repertório uma mistura de ritmos brasileiros com influências do jazz, além do bom e velho samba, baião, bossa nova e blues presentes no espetáculo. (60 min, livre)
DIA 23 domingo
0h – Paisagens Urbanas...Um Labirinto
0h30 – A Construção (Franz Kafka)

Um animal constrói sua casa, uma “toca” elaborada estrategicamente para lhe garantir a segurança e o isolamento dos demais seres. Apesar de todo o trabalho físico e engenho mental, ele chega à consciência de que tudo é inútil e que poderá, a qualquer momento, ser atacado. Com o Núcleo Tubo de Ensaio/Teatro Cáustico. (70 min, 16 anos)

2h30 – Ensaios para Hitler

Um questionamento inquietante nos leva, através da dança-teatro, orientados por conceitos da linguagem “Performance”, exprimir projeções referentes à Segunda Guerra Mundial, especificamente o Holocausto. Coreografia Grupo Art’e. (40min, 10 anos)
4h – Atos sem Palavras I

Homem é mantido preso em paisagem desértica e inóspita. Na busca por sombra e água, recebe ajuda de objetos que aparecem misteriosamente. Após várias tentativas, ele toma uma decisão. Com a Cia Inadequada. (50 min, 14 anos)

5h30 – Alberto Caeiro – Ele mesmo

Encenação dos poemas do heterônimo de Fernando Pessoa, com foco principal nos poemas, nas palavras, procurando uma independência da obra pessoana. O espetáculo traz poemas de seus três Livros: “O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e “Poemas Inconjuntos”. Com a Cia Estrela D’Alva. (50min, 12 anos)

7h – Índia/Brasil

Apresentação de música popular brasileira com arranjos indianos e música devocional indiana, baseada no CD “Tua Poesia, Minha Melodia”. Com Meeta Ravindra (voz e hamonium), Sagar Karahe (tabla), Rosani de Castro (voz, duff, guizos), Francisco Krucis (sitar). (90min, livre)

9h – Balonário (O balão do imaginário)

Zé, Catita e mais dois amigos baloneiros e aventureiros, vem, não se sabe de onde nem quando, parar numa pequena ilha deserta com seu balão, depois de uma forte corrente de vento. Espetáculo de teatro de bonecos infantil com a Cia Navega Jangada de Teatro. (50 min, livre)

10h30 – Esperando Gordô

O que duas palhaças fazem enquanto esperam alguém chegar? Inspirada nos personagens de Samuel Beckett, a peça propõe o resgate das brincadeiras simples como estímulo para a imaginação e a platéia torna-se cúmplice de todas as surpresas e confusões. Com a Cia Lona de Retalhos. (60 min, livre)

11h30 – Corpos Frágeis

Coreografia criada a partir da pesquisa do livro “Corpos Frágeis – Mulheres Poderosas”.Trata sobre a vida de nove mulheres – Frida Kahlo, Virgínia Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, Jacqueline Du Pré, Katherine Mansfield, Maria Callas, Judy Garland e Simone Weil. Com a Cia Fragmento de Dança. (45 min, 14 anos)

13h30 – Samba Caboclo

O espetáculo é o resultado de pesquisas culturais realizadas em Minas Gerais e Bahia, onde foram recuperados sambas de roda, sambas de caboclo, ijexás e galopes, de domínio público, que nunca haviam sido gravados. Com Eduardo Cáffaro, músicos e dançarinos dos projetos Persona Brasilis e Cia Rhytmus in Corpus. (30 min, 10 anos)

14h30 – Meia Trupe

Cortejo lúdico criado a partir dos misturalismos das linguagens artísticas, onde palhaços, músicos, acrobatas, dançarinos e atores, sob um clima festivo, levam sua arte de forma poética e interativa. (30 min, livre)

15h – Cariri Pinheiros – Núcleo Passo Livre

Selecionado pelo PROAC 2009, o espetáculo traz registros e reflexos de Pinheiros, em São Paulo e do Cariri nordestino. Tem como ponto de partida o elo entre o passado e futuro através do imaginário retratado em xilogravuras, cordéis, esculturas, canções e poemas. A ação dançada se desenvolve em meio a projeção de imagens do mesmo tema, feitas no comércio paulistano e nas romarias de Juazeiro do Norte. (50 min, livre)

16h – Meia Trupe
16h30 – Argumas de Patativa

Nessa montagem, o Teatro do Pé propõe um espetáculo vibrante que se utiliza de diversas linguagens para levar aos palcos um apanhado da obra de um dos mais importantes representantes da cultura popular brasileira, o poeta e cantador Patativa do Assaré. O espetáculo se configura como um painel, onde várias facetas do povo nordestino são apresentadas através de teatro bonecos, monólogos dramáticos e cenas cômicas e líricas, sempre ao som de uma rica trilha sonora original executada ao vivo pelos próprios atores em cena. (60min, 12 anos)

PAÇO MUNICIPAL
DIA 22 sábado
18h – Rhaissa Bittar

O show de lançamento de Viola traz uma miscelânia de gêneros que passeiam desde o frevo e o samba, até o capricho do jazz e de um folk cantado em chinês. Rhaissa Bittar brinca com as histórias contadas por todas as letras e acrescenta a elas uma carga de lirismo e bom humor.

19h30 - Chico Antronic Embola Dub

Trabalho musical que traz uma releitura do coco embolada, misturando com a música contemporânea, elementos eletrônicos e guitarras de rock. O resultado é um som novo e original que mostra a irreverência e o bom humor da cultura brasileira, e homenageia o maior embolador de todos os tempos, Chico Antônio, reverenciado por Mário de Andrade.

20h30 – Companhia Circo do Asfalto

Intervenção O sonho do seu Brasil é uma recontextualização do diálogo entre o circo e a rua sob duas óticas principais, as questões humanas como a convivência nas cidades, e os sonhos e desencantos da individualidade e do coletivo, as relações das pessoas com seu país fora do contexto habitual.

21h – Olam Ein Sof

O grupo de música Celta, que mistura elementos da música renascentista e medieval, apresenta seu terceiro CD “Ethernal Dimensions” com uma proposta de trazer ao público uma jornada para outras dimensões, através da magia de seus contrapontos melódicos, cores, figurinos, cenário diferenciado e textos poéticos inspirados em mitologias. Novas percepções do universo e do plano físico em que vivemos, preparando para a entrada da nova era e as transformações que o planeta vem sofrendo.

22h – Companhia Circo do Asfalto
22h30 – Social Chaos

Grupo de São Bernardo que desde 2002 apresenta músicas rápidas, extremas e concisas, derivadas das raízes do punk inglês e alinhadas com a postura do “faça você mesmo”, com letras que abordam temas maléficos e a destruição que o homem causa ao meio ambiente, a banda apresenta na cidade músicas que já foram tocadas em turnês européias em 2005 e 2009, além de canções inéditas.

23h30 – Companhia Circo do Asfalto
DIA 23 domingo

00h – Raimundos

Um dos nomes mais importantes do rock brasileiro, a banda Raimundos tem quase 20 anos de história e continua surpreendendo a cada apresentação. A energia mesclada com letras rápidas - repletas de sátira e ironia - continua presente em seus shows, marcados pela participação ativa do público, que canta sem parar sucessos como “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”.

1h30 – Necromancia

Comemorando 25 anos de estrada, o grupo apresenta um show eletrizante em sua cidade natal, com músicas de várias fases de sua carreira, incluindo o clássico dos anos 90 “No way out” e outras composições com arranjos pesados, rápidos e sujos que bebe direto da fonte trash dos anos 80.

3h30 – DJ Tano e DJ Davi

A dupla de DJ’s Davi e Tano, integrante do grupo Z’África Brasil e tricampeão brasileiro do Hip Hop Dj, apresentam um trabalho que busca algo mais do que somente discotecar. Em suas apresentações criam um ambiente interativo com ênfase para a difusão e o resgate da musicalidade nacional e internacional. Mesclando ritmos e relembrando hits que marcaram épocas.

4h30 – Groove Nation

Grupo do Grande ABC que apresenta um show de Black Music repleto de funk, soul, blues, disco, acid jazz e o bom balanço brasileiro. Clássicos de Koll & The Gang; Earth, Wind and Fire; KC &The Sunshine Band, Tim Maia, Stevie Wonder, James Brown, Gloria Gaynor e artistas contemporâneos como Sandra de Sá, Cláudio Zoli, Brand New Heavies e US3.

6h – DJ Tudo e a Garrafada

O músico, produtor e pesquisador DJ Tudo acompanhado da Banda A Garrafada, apresenta seu novo trabalho “Nos Quintais do Mundo – My Community is humanity”, disco feito entre Brasil, Europa e África contou com participações de artistas importantes como Mad Professor e Adrian Sherwood. O disco traz o diálogo entre a música brasileira tradicional e a música contemporânea e eletrônica, criando uma sonoridade única.

8h – As Alziras

A diversidade cultural das grandes cidades é expressada em letras, melodias, harmonias, ritmos e timbres que se fundem, formando uma identidade musical de cárater urbano, mas, com traços peculiares de outras regiões do país e do mundo. Esse é o universo que alimenta o núcleo As Alziras no repertório do show “Movimentos Musicais Urbanos”.

10h – Mariano Brow & Swing Blues Band

Muito samba-rock, swing e balanço é a marca registrada deste grupo. Trazendo músicas da autoria de Mariano Brow e contando com os músicos experientes da Swing Blues Band, formada por músicos da região. A alegria e rítmica deste show contagia a todos, sem restrição de idades, e apresenta um estilo musical quase extinto.

12h – Gang Selvagem

Grupo de hip hop que em meados dos anos 90 surgiu no cenário musical com a idéia de misturar ritmos como rap, samba, rock e melodias nacionais. Formado por Andermad, Mano Vlad, Nego do Rap, Rapper Tutty, Poll, Felucy e Michelle, o grupo é muito conceituado no meio musical e já ganhou diversos prêmios dentro do país.

13h30 – Três EnCena...Hospalhaço em foco

Intervenção baseada em esquetes construídas a partir do encontro entre palhaços e crianças no ambiente hospitalar. Três palhaços mostram o resultado destes encontros em um espetáculo totalmente interativo. O público e os atores constróem essa intervenção juntos.

14h30 – Negra Li

Conhecida como a diva da Black Music, Negra Li é a cantora responsável por escrever um novo capítulo na história do hip hop brasileiro. Protagonista do premiado longa metragem “Antônia”, tornou-se conhecida nacionalmente. Dividiu sua voz com consagrados artistas e obteve elogio e reconhecimento de todos, entre eles, Caetano Veloso, Skank, Charlie Brown Jr. e o rapper internacional Akon.

15h – Três EnCena...Hospalhaço em foco
15h30 – Nhocuné Soul

O grupo de soul e samba rap, apresenta neste show músicas de seus dois CD’s lançados, Samba Rap Periférico (2003) e Amando e Sambando (2008), além de canções inéditas que farão parte do novo CD que será lançado no segundo semestre de 2010.

16h30 – Três EnCena...Hospalhaço em foco
17h – Cachorro Grande

A banda é uma das mais irreverentes e carismáticas do rock nacional na atualidade e “Cinema” é a sua nova empreitada. Mais influenciado pela sonoridade dos anos 70, o grupo apresenta novas canções com fibra, pegada certeira e desprendimento, que fazem deste um trabalho recheado, empolgante e visceral.

Nenhum comentário: