Assista nossos Programas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

São Caetano realiza capacitação sobre novo calendário de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud) da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Diretoria de Atenção Básica do município, iniciou uma semana de capacitação destinada a equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde da cidade, além de profissionais do Programa de Saúde da Família. A iniciativa que teve início nesta segunda (29/11), na Unidade Básica de Saúde Darcy Sarmanho Vargas, localizada no Bairro Mauá, abordou a parte técnica do novo calendário de vacinação.

Na ocasião, a diretora de Atenção Básica de Saúde da Prefeitura, Eliana Rstom, discursou às participantes. “Nossas reuniões, apesar de constantes, tiveram que ser intensificadas nesta semana por conta da mudança no calendário de vacinação, que foi marcado pela inclusão de vacinas”, destacou. “Encontros como este são fundamentais para melhorar ainda mais o atendimento em toda a rede pública”, completou a médica, ao relembrar a importância de um bom acolhimento aos munícipes.

Capacitação – As orientações, com o mesmo tema, seguem até a próxima quinta-feira (2/11), sempre às 10h30, na UBS Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58, Bairro Mauá).

Prefeitura de São Caetano altera horários de funcionamento para vésperas de Natal e Ano Novo

Por meio do Decreto Municipal nº 10.152/10, a Prefeitura de São Caetano do Sul definiu que excepcionalmente em 24 de dezembro, véspera do Natal, o horário do expediente será das 8 horas ao meio-dia. Já no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, não haverá expediente, pois foi decretado ponto facultativo.
A compensação para a complementação do expediente nesses dias deverá ser feita oportunamente, em datas previamente agendadas designadas e comunicadas antecipadamente. As unidades administrativas que prestam serviços essenciais ou obrigatórios à população ficam excluídas das disposições do decreto, e funcionarão por meio de plantões ou outro meio que for determinado pela Secretaria Municipal a que estejam subordinados.

São Caetano abre nesta quarta-feira inscrições para escolas de Ensino Fundamental

Educação de São Caetano abriu vagas para escolas
de Ensino Fundamental (Foto: Alexandre Yort/PMSCS)

agas são para alunos do 1º ao 5º ano do
Ensino Fundamental (Foto: Alexandre Yort/PMSCS)
A Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) da Prefeitura de São Caetano do Sul abre nesta quarta-feira (1/12) as inscrições para os interessados em cursar o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nas escolas da rede municipal em 2011 – o aluno deve ser residente no município. Os requerimentos podem ser retirados e entregues preenchidos até o dia 18 de dezembro, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

A entrega da documentação deve ser efetuada pelos pais ou responsáveis legais do estudante, quando menor de idade, ou pelo próprio candidato, se maior de idade. É necessário entregar as cópias dos seguintes documentos, além da apresentação dos originais: Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade (quando tiver); Declaração de Escolaridade; comprovante de residência – conta de água e luz (referente aos meses de agosto e outubro de 2010); contrato de locação autenticada em cartório e recibo de aluguel dos meses de julho e setembro de 2009; e Carnê de IPTU de 2010, se proprietário.

A Seeduc analisará os casos e, quando necessário, encaminhará o cadastro para realização de até três visitas residenciais, sendo que, para constatação de sua residência, o interessado deverá ser encontrado nos horários indicados pelo mesmo em cadastro em no mínimo duas visitas. No caso de indeferimento, o candidato pode apresentar recurso junto à Secretaria (Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona) no prazo máximo de 48 horas.

Sedert traz experiências bem-sucedidas aos empresários sancaetanenses

Celso Amâncio se reuniu com Antonio José Monte
nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/PMSCS)

Para trazer experiências bem-sucedidas à classe empresarial de São Caetano do Sul no que diz respeito a excelência administrativa, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relação do Trabalho (Sedert) da Prefeitura, Celso Amâncio, visitou o presidente da COOP, Antonio José Monte. Marcado pela troca de conhecimentos e informações, o encontro ocorreu na manhã de segunda-feira (29/11), na sede da COOP, em Santo André.

O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Relação do Trabalho sancaetanense, Celso Amâncio, destaca que esse tipo de atividade faz parte de um projeto da Sedert que prevê a visitação “in loco aos empresários com atuação na cidade”. “Tudo isso para que possamos fornecer elementos para que os micro e empreendedores de São Caetano cresçam cada vez mais, utilizando cases que comprovadamente obtiveram muito sucesso.”

Na oportunidade, o secretário da Sedert recebeu de Monte explicações detalhadas sobre bens de consumo da COOP, resultados e quadro de cooperados (1.535.313), entre outras. O presidente da COOP também aproveitou a ocasião para tecer elogios a São Caetano. “Temos um carinho especial por essa cidade que sempre nos acolheu.”

Ônibus São Caetano Mais Saúde encerra o ano com atendimentos

Veículo está à disposição dos moradores (Foto: Eric Romero/PMSCS)
O intitulado Ônibus São Caetano Mais Saúde finalizará 2010 como começou, atendendo a população com afinco em vários bairros da cidade. Em dezembro, o veículo ficará estacionado em vários pontos do município às segundas-feiras, das 8 às 13 horas, de terça a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 14 horas.

Confira o calendário do Ônibus:

Dia 1 – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100, Bairro Nova Gerty);
Dia 2 – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100, Bairro Nova Gerty);
Dia 3 – Praça Rotary (Bairro Boa Vista);
Dia 4 – Praça da Riqueza (Bairro Prosperidade);
Dia 5 – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy, Bairro Olímpico);
Dia 6 – EMI Fernando Pessoa (Rua Flórida, 525, Bairro Barcelona);
Dia 7 – EMI Fernando Pessoa (Rua Flórida, 525, Bairro Barcelona);
Dia 8 – EMI Fernando Pessoa (Rua Flórida, 525, Bairro Barcelona);
Dia 9 – EMI Fernando Pessoa (Rua Flórida, 525, Bairro Barcelona);
Dia 10 – Cidade das Crianças (Bairro Santa Maria);
Dia 11 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);
Dia 12 – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy, Bairro Olímpico);
Dia 13 – EMI Gastão Vidigal Neto (Rua dos Berilos, 113, Bairro Prosperidade);
Dia 14 – EMI Gastão Vidigal Neto (Rua dos Berilos, 113, Bairro Prosperidade);
Dia 15 – EMI Gastão Vidigal Neto (Rua dos Berilos, 113, Bairro Prosperidade);
Dia 16 – EMI Gastão Vidigal Neto (Rua dos Berilos, 113, Bairro Prosperidade);
Dia 17 – Parque Guaiamú (Rua General Humberto de Alencar Castelo Branco, 501, Bairro Santa Maria);
Dia 18 – Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José);
Dia 19 – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy, Bairro Olímpico);
Dia 20 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);
Dia 21 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);
Dia 22 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);
Dia 23 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);
Dia 24 – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica) – ate 12 horas;
Dia 25 – Feriado;
Dia 26 – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy, Bairro Olímpico);
Dia 27 – Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José);
Dia 28 – Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José);
Dia 29 – Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José);
Dia 30 – Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José);
Dia 31 – Feriado.

MAIS Medicamento: Prefeitura de São Caetano entrega novos cartões

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior,
destacou o empenho da Administração para
disponibilizar aos munícipes ainda mais estrutura
 na área da saúde (Foto: Eric Romero/PMSCS)


 A Prefeitura de São Caetano do Sul entregou mais uma remessa dos cartões MAIS Medicamento para a Terceira Idade, que integram o Profamília, maior programa de auxílio social às famílias sancaetanenses. Nesta terça-feira (30/11), no auditório do Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Nicolau Braido, no Bairro São José, mais pessoas foram beneficiadas com os cartões que contêm R$ 50 mensais para serem usados na compra de remédios na rede de farmácias conveniadas da cidade por moradores com idade acima de 60 anos.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, destacou o empenho da Administração para disponibilizar aos munícipes ainda mais estrutura na área da saúde. “Os moradores, que pagam seus impostos, têm o direito de receber este auxílio para poder cuidar da saúde. Para isso, a Prefeitura está trabalhando para aumentar a oferta de remédios, que já chegam a mais de 200 itens nas unidades de saúde do município.”

Estirina Ferrari Rangel, de 82 anos, comemorou o benefício,
ao ser a primeira a receber o cartão MAIS Medicamento
diretamente das mãos do chefe do executivo
(Foto: Eric Romero/PMSCS)


Estirina Ferrari Rangel, de 82 anos, comemorou o benefício, ao ser a primeira a receber o cartão MAIS Medicamento diretamente das mãos do chefe do executivo. “Este cartão irá ajudar nas minhas despesas em momentos de necessidade. Estou muito feliz em poder contar com esta ajuda”, comemorou.

A assessora Especial de Ação Social da Prefeitura, Regina Maura Zetone, explicou como utilizar o benefício, que deve ser utilizado para comprar remédios que não são oferecidos pelo Poder Público na rede de farmácias credenciadas pelo programa. “O valor que está disponível no cartão funciona como uma poupança, ou seja, é cumulativo. Independente de o beneficiado utilizá-lo será creditado todos os meses R$ 50”, discursou durante o evento que contou com a presença do chefe de Gabinete, Luiz Antonio Cicaroni, da secretária municipal da Assistência e Inclusão Social de São Caetano, Marisa Catalão, da secretária municipal de Saúde, Helaine Balieiro de Souza Oliani, e do responsável pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, Leonel Bertolucci.

Programa – O Programa Profamília abrange outras vertentes além do MAIS Medicamento para a Terceira Idade – oferece complemento na cesta básica com o MAIS Alimento; e subsídio para famílias com estudantes na rede pública de ensino (MAIS Renda para o Estudo).
A Prefeitura de São Caetano do Sul entregou mais uma remessa dos cartões MAIS Medicamento para a Terceira Idade, que integram o Profamília (Foto: Eric Romero/PMSCS)

Alunos de escola municipal sancaetanense visitam abrigo de idosos

Alunos da EMEF Prof. Décio Machado Gaia visitaram abrigo de idosos (Foto: Divulgação/PMSCS)

Alunos do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Décio Machado Gaia, de São Caetano do Sul, deram uma demonstração de cidadania e amor ao próximo na última sexta-feira (26/11), em visita ao Abrigo Irmã Tereza à Velhice Desamparada. Durante todo o ano a escola trabalhou o projeto “Dê um bom exemplo que esta moda pega”, que teve como objetivo despertar nos alunos e na comunidade escolar boas condutas em diversos temas, como atividades artísticas e físicas, meio ambiente, família, idosos e trânsito.

Visita animou os moradores do Abrigo Irmã Tereza (Foto: Divulgação/PMSCS)

Como parte do projeto, foram arrecadados donativos para serem entregues em uma entidade assistencial escolhida pelos alunos. A Associação de Pais e Mestres também fez sua parte, contribuindo com 20% do valor arrecadado na Ação entre Amigos. A direção da EMEF também acompanhou a visita dos jovens ao asilo, localizado no Bairro Nova Gerty.

“Os alunos adoraram a visita, pois entenderam que estavam levando não só mantimentos necessários para o dia a dia, mas, o mais importante, amor e carinho àquelas pessoas. Eles conversaram, abraçaram e caminharam com os idosos que se emocionaram com a presença das crianças”, afirmou Paula Regiane Bertocco dos Santos, diretora da EMEF Prof. Décio Machado Gaia.


Solidariedade é estimulada nas escolas sancaetanenses (Foto: Divulgação/PMSCS)

Espetáculo de dança da Terceira Idade é sucesso em São Caetano


Leonel Bertolucci, responsável pela Comtid, comemorou
 o sucesso da apresentação (Foto: Eric Romero/PMSCS)



O Teatro Paulo Machado de Carvalho, localizado no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, esteve lotado na noite desta segunda-feira (29/11) por um motivo muito especial: a apresentação de dança da Terceira Idade, formada por frequentadores dos quatro centros integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) da cidade. O 1º Festival de Ginástica e Dança, que teve como tema Nações: União dos Povos, contou com a participação de 298 integrantes da melhor idade, que foram muito aplaudidos na ocasião.


A plateia, repleta de familiares e amigos, estava ansiosa para ver as estrelas da noite brilharem. Maria Helena Jurado Mariano, de 68 anos, que é frequentadora do Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Nicolau Braido, se empenhou para fazer bonito. “Já me apresentei várias vezes com o grupo de dança da Terceira Idade, mas a cada ano a expectativa é diferente e a vontade de melhorar cada vez mais aumenta”, pontuou.

Para a família de Maria Helena a apresentação foi emocionante. “Incentivamos muito ela. O pilar de tudo é a família e nós estamos fazendo a nossa parte”, destacou Rogério, irmão de Maria Helena, acompanhando de Isabel, sua esposa.


Leonel Bertolucci, responsável pela Comtid, comemorou o sucesso da apresentação. “O Teatro lotado tornou o espetáculo ainda mais maravilhoso”, destacou. “A Prefeitura está de parabéns por oferecer incentivos em diversas áreas para que a Terceira Idade continue sempre ativa”, concluiu.

Marisa Catalão, secretária de Assistência e Inclusão Social (Seais) da Prefeitura,
também elogiou a atração (Foto: Eric Romero/PMSCS)


Marisa Catalão, secretária de Assistência e Inclusão Social (Seais) da Prefeitura, também elogiou a atração. “Faço questão de acompanhar a evolução das apresentações de dança da Terceira Idade, que faz deste espetáculo um evento grandioso. Parabéns por participarem de todas as atividades que a Prefeitura oferece especialmente para este público.”




A apresentação de dança da Terceira Idade foi formada por frequentadores
 dos quatro centros integrados de Saúde e Educação da
Terceira Idade (CISEs) da cidade (Foto: Eric Romero/PMSCS)




Comtid – A Prefeitura de São Caetano, por meio da Comtid, mantém quatro centros equipados para atender as necessidades da população da Terceira Idade do município. Atividades esportivas, de entretenimento e lazer, além de atenção em saúde em ações especiais são desenvolvidas para atender esta camada dos moradores. Mais informações sobre as atividades realizadas nos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs), os interessados devem ligar para 4228-2012.


A plateia, repleta de familiares e amigos, estava ansiosa para ver
 as estrelas da noite brilharem (Foto: Eric Romero/PMSCS)


Programa Amigo do Idoso certifica empresa de transportes

O Programa Amigo do Idoso (PAI) de São Caetano do Sul, que objetiva preparar melhor os servidores públicos e de empresas privadas prestadoras de serviço para o atendimento ao público da Terceira Idade, concluiu mais um importante passo. Na manhã desta terça-feira (30/11) certificou motoristas e cobradores da Viação Padre Eustáquio (VIPE), companhia responsável pelas linhas de ônibus municipais em São Caetano, que aderiu a iniciativa desde o início.

A entrega dos certificados e botóns Cidadão Amigo do Idoso foi marcada pela presença de autoridades da Administração Municipal. O chefe de Gabinete, Luiz Antonio Cicaroni parabenizou aos participantes. “O programa PAI só tem tido este resultado graças a participação de todos, que se envolveram com muito comprometimento.”

Regina Maura Zetone, assessora Especial de Coordenação da Ação Social da Prefeitura, comemorou a adesão da empresa. “Os diretores da VIPE, Fabio e Glaucia, estão de parabéns, pois estiveram presentes durante as capacitações estimulando e aderindo intensamente ao projeto. É extremamente positiva esta dedicação, que tem sido refletida em todas as empresas e comércios que capacitamos.”

Para secretária municipal da Assistência e Inclusão Social de São Caetano, Marisa Catalão, o programa é um grande avanço para o município. “Esta iniciativa tem crescido muito e tem servido de exemplo para outros países, por meio das explanações de Alexandre Kalache, idealizador da Cidade Amiga do Idoso, que tem usado nossas ações como exemplo”.

Reconhecimento – Assim como os motoristas e cobradores da VIPE, a diretora da empresa, Glaucia Bambirra Silveira, acompanhada pelo seu pai, Fabio Eustáquio Silveira, também diretor da empresa, comemorou a certificação. “Este programa representa a competência da equipe da Prefeitura em levar a importância da valorização do Idoso. Desde a capacitação nossos ônibus já estão circulando com os adesivos e isso nos orgulha muito”.

Capacitações – Mais mil pessoas já passaram pela capacitação do Programa Amigo do Idoso (PAI) de São Caetano do Sul. Já participaram das palestras do Programa Amigo do Idoso, além dos motoristas e cobradores da VIPE, cerca de 400 Guardas Civis Municipais (GCMs) de São Caetano e comerciantes da cidade inscritos.

Cada profissional que participa da capacitação recebe um certificado, ganha um bóton Cidadão Amigo do Idoso, além da cartilha do Estatuto do Idoso e a Cartilha da Melhor Idade de São Caetano. Já os estabelecimentos cujos colaboradores são capacitados conquistam o selo Amigo do Idoso.

Associação dos Patrulheiros Mirins de São Caetano abre inscrições para 2011

A Associação dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul, entidade que é caracterizada pela seriedade e eficiência na formação de jovens para a sociedade e para o mercado de trabalho, realiza nesta quarta-feira (1/12) as inscrições para novos integrantes que desejam ingressar na instituição em 2011. Os pré-requisitos são: meninos de 12 a 14 anos ou meninas de 12 anos, residentes em São Caetano, cursando no mínimo a 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental.

Os Patrulheiros Mirins também aceitam a inscrição de meninos que completem 15 anos em novembro ou dezembro de 2011. As meninas que possuem 11 anos só poderão concorrer a uma vaga se completarem 12 anos em dezembro de 2010 ou em janeiro, fevereiro ou março de 2011.

As inscrições devem ser feitas somente pelos telefones 4231-0108 e 4238-5133, das 8h30 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas na sede da própria entidade, localizada na Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 450, Bairro Oswaldo Cruz.

História – Fundada em 3 de junho de 1959, a Associação dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul oferece gratuitamente diversos cursos extra-escolares, além de possuir em sua estrutura quatro salas de aula, salas de vídeo, de informática e de troféus, biblioteca, administração, secretaria e cozinha. São desenvolvidos também trabalhos com música (formação de banda), esportes, artesanato, lazer, reforço escolar, capacitação profissional e estágio de aprendizagem, dentre outras atividades.