Assista nossos Programas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EUREKA 2010 - Mostra na MAUÁ reúne trabalhos desenvolvidos por seus formandos


EUREKA 2010
Mostra na MAUÁ reúne trabalhos desenvolvidos por seus formandos
Munidos de conhecimento, criatividade e tecnologia, os alunos da instituição empenharam-se em diferentes projetos, nos mais diversos setores, com o objetivo de inovar, melhorar e transformar

Será apresentada, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, de 15 a 17 de outubro, a edição de 2010 da Eureka, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá. Durante o evento, que é aberto ao público e tem entrada franca, os visitantes poderão conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelos formandos. São projetos desenvolvidos a partir de diferentes tecnologias que abrangem diversas áreas. Na Eureka é possível testar equipamentos, degustar alimentos, conhecer planos de negócios e apreciar os produtos e inventos criados pelos alunos da Instituição.
A Eureka é o resultado de um ano de pesquisas realizadas por estudantes dos cursos de Administração, Engenharia (nas habilitações Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção Mecânica e Química), Design do Produto e cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Marketing e Processos Gerenciais, que desenvolvem seus projetos sob a orientação dos professores.
A mostra reúne projetos de estudantes que enfrentaram o desafio de desenvolver produtos tecnologicamente inovadores. Alguns criaram alternativas para uma alimentação mais saudável e funcional. Outros apostaram em melhorar e baratear produtos que já existem no mercado, mas não são acessíveis a todos. Entre os trabalhos, estão opções para tornar o dia a dia mais simples e até produtos que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais. Entre os projetos, estão alternativas para o bem-estar e o lazer.
Os principais objetivos da mostra são divulgar os trabalhos dos alunos para empresas de diferentes segmentos, aproximar o meio acadêmico do empresarial e disseminar novos conhecimentos. Na Eureka, o novo acontece. Os visitantes encontrarão novas soluções para o cotidiano, ideias que a partir do trabalho em grupo e da dedicação, concretizaram-se em projetos inovadores para transformar processos aplicados na indústria, na otimização de serviços, em empresas de diversas áreas, ou simplesmente para tornar menos complicada a vida de algumas pessoas.

Conheça alguns dos trabalhos que serão apresentados na Eureka 2010.
Funcionais – Alunas do curso de Engenharia de Alimentos criaram uma bebida láctea que auxilia na prevenção de doenças degenerativas, como a Osteoporose, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, além de manter a boa funcionalidade do intestino. Com sabor e cor característicos do maracujá, a bebida desenvolvida pelas estudantes possui em sua composição bactérias probióticas, que mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal e contêm vitaminas A, B2, B6, D, E e nutrientes como colina e inositol, cálcio e ômega-3. Outro grupo apostou em uma mousse de chocolate light em pó, que pode ser degustada à vontade. Em sua formulação a mousse contém cromo, substância que auxilia na redução de apetite; colágeno hidrolisado, que  ajuda a repor o colágeno perdido ao longo do tempo; e vitaminas do complexo B, que estão envolvidas em todos os processos metabólitos e garantem o funcionamento adequado do organismo.
Ajuda ao próximo – Neste ano, muitos estudantes decidiram contribuir para  melhorar a inclusão social e utilizaram o conhecimento adquirido em prol de pessoas com necessidades especiais, como é o caso dos formandos do curso de Engenharia Elétrica, que desenvolveram um dispositivo de auxílio para deficientes visuais. O Talk to me, como é chamado, é um dispositivo eletrônico capaz de fornecer, por meio de áudio, informações sobre determinado produto de um estabelecimento comercial. O equipamento é capaz de "identificar" a etiqueta, comunicar-se com o banco de dados e "ler" para o consumidor as informações a respeito do produto.
Uma cadeira de rodas para facilitar a mobilidade de crianças com necessidades especiais é a criação de estudantes do curso de Design do Produto. A Color Trek é movimentada por propulsão humana, mas, diferentemente das cadeiras normais, que utilizam a habitual movimentação manual, o projeto dos alunos prevê acionamento por um sistema de alavancas e catracas individuais, que quando movimentadas para frente ou para trás, proporcionam o giro das rodas. Essa inovação é o que torna o produto bem mais atrativo para crianças, além de reduzir o esforço do usuário.
Meio ambiente - Com o objetivo de reduzir o problema do lixo nas grandes cidades, alunos do curso de Engenharia Mecânica desenvolveram um sistema de compactação de lixo residencial que facilita o armazenamento dos detritos. A simplicidade do método, aliada ao baixo custo de implantação, viabiliza o uso do produto em condomínios e residências.
Uma estação de tratamento de efluentes compacta é a aposta dos alunos de Engenharia Química para contribuir com a sustentabilidade. O trabalho possibilita a reutilização da água gasta em estabelecimentos de lavagem de carros. Embora existam produtos similares no mercado, o equipamento desenvolvido pelos alunos é inovador e ecológico, pois utiliza um sistema de eletrocoagulação: com eletrodos metálicos, provoca-se a passagem de corrente elétrica nos efluentes a serem tratados. Essa corrente elétrica provoca uma reação que libera coagulantes, aglutinando os poluentes, que serão removidos por processos físicos. A água tratada é armazenada para ser reutilizada em novas lavagens.
Tecnologia – Os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação criaram um sistema eletrônico que controla um robô humanóide,  utilizando imagens capturadas com uma câmera. O projeto destina-se ao público acadêmico e a expectativa é proporcionar uma ferramenta didática que possa ser utilizada no aprendizado de robótica autônoma com visão computacional.
Outra equipe da mesma área, Controle e Automação,  desenvolveu um robô capaz de escalar fachadas prediais. Trata-se de um equipamento semiautônomo de movimentação vertical que, acionado por cilindros pneumáticos e sustentado por ventosas, é capaz de locomover-se em superfícies de vidro, realizando serviços de limpeza em edifícios, ou até mesmo fazendo a instalação de anúncios publicitários.
Para músicos, instrumentistas, compositores, escolas de música e estúdios de gravação, alunos da 4ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação criaram o Musicalle, um software que escreve e edita partituras de um instrumento solista e auxilia na edição da obra escrita, inclusive quando o músico cria a canção de ouvido e necessita escrevê-la ou informar ao instrumentista o que deve ser tocado.
Negócios – A tecnologia precisa caminhar ao lado de uma boa gestão para que a sociedade tenha benefício efetivo. Nessa linha, a área de administração também tem seu espaço garantido nessa Eureka. Um exemplo, é o fast-food itinerante, um plano de negócios desenvolvido por formandos do curso de Administração, que propõe um diferente tipo de disposição e estruturação física para restaurantes, lanchonetes ou qualquer empresa do ramo de alimentação com serviço fast-food, que permite o deslocamento do conjunto de uma cidade para outra. O projeto possibilita a adequação às características da demanda local e ao perfil do consumidor de cada região.
A Eureka 2010 é tudo isso e um pouco mais, e pode ser visitada pelo público em geral, com entrada franca. Informações e inscrições pelo site http://www.maua.br/
Serviço: EUREKA 2010
Período: 15 a 17 de outubro
Horário: das 14h às 22h (dia 15/10); e das 14h às 20h30 (dias 16 e 17/10).
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT             
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.
O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.
O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Dia das Crianças: programação gratuita nas unidades da My Gym


Dia das Crianças: programação gratuita nas unidades da My Gym
As unidades Moema, Morumbi, Anália Franco e São Bernardo do Campo abrem suas portas com diversas atrações para comemorar o dia dos pequenos

A rede americana My Gym Children´s Center Fitness espaço de atividades físicas infantil – (http://www.mygymbrasil.com.br/abre as portas de suas unidades, dia 16 de outubro, das 9h às 17h, para comemorar o Dia das Crianças, celebrado dia 12 de outubro. O espaço oferecerá atividades gratuitas para os pequenos, todas monitoradas por instrutores da My Gym. Qualquer criança, mesmo que não seja matriculada na My Gym, poderá participar das atividades.
Serão dedicadas as crianças de 6 semanas à 12 anos de idade. Haverá ainda desfile de fantasias, brincadeiras dinâmicas, show de fantoches, sorteio de camisetas e a presença do mascote Mymo. Veja o endereço de cada unidade:

Morumbi:  Rua Abdo Ambuba,130.
Moema: Rua Periquito, 108.
Anália Franco: Rua Armindo Guaraná, 06.
São Bernardo do Campo:  Av. Paulo Afonso, 450.

Sobre a My Gym:
A rede utiliza o esporte como base para o desenvolvimento global da criança. O método, criado por especialistas norte-americanos, como psicomotricistas, pedagogos, psicólogos e instrutores físicos estimula as habilidades físicas, cognitivas e emocionais de crianças a partir de seis semanas até os 12 anos de idade. A My Gym não segue os padrões das academias tradicionais, com aparelhos de musculação. É um espaço onde ocorrem muitas brincadeiras, de forma apropriada. Até três anos e meio precisam ser acompanhadas pelos pais.
As atividades beneficiam o aumento da resistência física, equilíbrio, coordenação e habilidades motoras que resultam na consciência corporal, trabalho em equipe e habilidades esportivas. A maioria das atividades é inspirada na ginástica olímpica. As aulas não ensinam um esporte específico, e sim, incentivam a consciência corporal. A criança que frequenta a My Gym pratica qualquer outro esporte melhor, pois ela ganha segurança, conhecem melhor o seu corpo e sabem como explorá-lo. A missão da My Gym é contribuir para que a criança tenha um alto nível de confiança e auto-estima e se torne um adolescente seguro.
Os monitores, treinados e certificados de acordo com o método norte-americano, são profissionais de educação física, pedagogos, fisioterapeutas e psicólogos. Um dos diferenciais é a divisão das turmas, que é feita com base na faixa de desenvolvimento das crianças. São nove classes: Fraldinha - 6 semanas a 6 meses, Pequeninos - 7 a 13 meses, Mini Pingüins - 14 a 22 meses, Ginastinhas - 23 meses a 2½ anos, Pequenos Fantásticos - 2½ a 3¼ anos, Super Formiguinhas - 3¼ a 4½ anos, Garotos Prodígios - 4½ a 6 anos, Campeões - 6 a 8 anos e Cardio Kids -  7 a 12 anos.

Prefeitura de Santo André se ilumina de rosa para alertar sobre o câncer de mama

Prefeitura de Santo André se ilumina de rosa para alertar sobre o câncer de mama
Ação, conhecida como Outubro Rosa, é liderada pelo Fundo Social de Solidariedade e visa a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença

A Prefeitura de Santo André se iluminou de rosa nesta sexta-feira, 1º de outubro. No início da noite, o prefeito Aidan Ravin e a primeira-dama Denise Osawa Ravin abriram oficialmente o Outubro Rosa na cidade, movimento mundialmente conhecido pela luta contra o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no País. A iluminação especial no prédio do Executivo será mantida durante todo o mês.

"Trata-se de um ato simples, que certamente terá repercussão muito grande porque chamará a atenção das pessoas. Queremos despertar a curiosidade e chamar a atenção das mulheres, fazendo-as entender sobre a importância em dar o primeiro passo e procurar um médico. Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura", afirmou Aidan.

Visivelmente emocionada, Denise destacou a importância de a cidade aderir ao Outubro Rosa. "O objetivo maior é passar a mensagem sobre a prevenção", disse ela, que está à frente do Fundo Social de Solidariedade, responsável pela ação. Segundo ela, a iluminação diferenciada engloba muito mais que apenas dar nova cor ao prédio da Prefeitura. "Queremos salvar vidas", resumiu.

O mês voltado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama terá ainda participação ativa da Associação Viva Melhor, que desenvolve trabalho de reabilitação emocional, física e estética voltado às mulheres mastectomizadas (que passaram por cirurgia de remoção completa da mama). A entidade manterá tenda no calçadão da Rua Oliveira Lima para reforçar a orientação às pessoas. Além disso, será realizada a já tradicional caminhada de prevenção na cidade, dia 24 de outubro.

Para Vera Emilia Chiavelli Teruel, presidente da Viva Melhor, o Outubro Rosa em Santo André é uma conquista. "Essa iluminação é um marco na cidade e vai colaborar demais com o trabalho realizado por nós", afirma.

No ano passado, o edifício utilizado pela Secretaria de Saúde da cidade localizado na Rua Primeiro de Maio, no Centro, foi decorado com um laço rosa, cor representativa do movimento. Além disso, Denise Ravin participou e foi madrinha dos eventos promovidos pela Viva Melhor.

Santo André é pioneira no diagnóstico e tratamento precoce de câncer de mama. Esta conquista é fruto da melhoria na qualidade de informações transmitidas para as pacientes e do acesso aos serviços de especialidade e hospitalares para tratamento de câncer de mama e da criação de uma central de que facilita a realização aos exames diagnósticos pelas munícipes.

"Nossa rede está preparada para tratar a população. O Hospital da Mulher pode se tornar referência nesta questão, até porque temos uma equipe boa, que não deixa nada a desejar aos tratamentos existentes em São Paulo", afirmou o prefeito.