Assista nossos Programas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

São Bernardo adquire alimentos de Agricultura Familiar para compor merenda escolar

Município é o primeiro da Região Metropolitana a cumprir a Lei Federal, que determina a compra de 30% da produção dessa categoria do campo para a refeição dos estudantes

Em busca de oferecer uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos, e ao mesmo tempo fomentar a produção e comercialização dos pequenos produtores, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá ampliar a aquisição de alimentos que compõem a merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino com cooperativas de Agricultura Familiar.
O convênio para o fornecimento de verduras, legumes e frutas, no valor de R$ 800 mil, foi assinado na tarde desta quarta-feira (23/6), pelo prefeito Luiz Marinho. Segundo o chefe do Executivo, a ideia é estender o programa na medida em que os agricultores aumentarem sua capacidade de fornecimento ininterrupto.
"Quando eles atingirem a condição de fornecer de forma contínua a quantidade que precisamos, podemos chegar aos 100%. Fazemos isso não apenas para cumprir a lei, faríamos mesmo sem a determinação, já que está nos meus princípios valorizar esses homens e mulheres, de mãos calejadas, que trabalham para levar o alimento à mesa do povo brasileiro", ressaltou Marinho.
Por meio da Secretaria de Educação, oito entidades firmaram contrato, entre elas Cooperativa de Tapes do Rio Grande do Sul e Coopafarga, da região de Sorocaba. As associações fornecerão cerca de 600 mil quilos de hortifrutigranjeiro, que serão distribuídos a aproximadamente 95 unidades escolares, beneficiando mais de 38 mil alunos.
Segundo a secretária de Educação, Cleuza Repulho, a intenção é que os produtores da cidade também ingressem na lista de fornecedores. "Estamos dando suporte a eles para que se organizem e adquiram a documentação necessária para se estabelecerem como pessoa jurídica, para que passem a fazer parte desse processo. Um dos projetos é que eles nos forneçam peixes", revelou.
Para o representante das cooperativas, Carlos Delai, a medida irá beneficiar ambos os lados. "Essa parceria além de assegurar produtos mais frescos ao cardápio alimentar das crianças e, consequentemente, com mais qualidade, também proporciona crescimento econômico e sustentável a nós, homens do campo", afirmou.
Histórico - Em março a cidade assinou o primeiro contrato, que garantiu a provisão de 1,2 milhão de saches de suco natural de laranja, 68 toneladas de feijão, 38 toneladas de banana prata e 242 toneladas de banana nanica, totalizando um investimento de R$ 1,2 milhão. São Bernardo é o primeiro município da Região Metropolitana do Estado a cumprir a Lei Federal 11947/2009, que determina a compra de pelo menos 30% da produção dessa categoria do campo para a refeição servida aos estudantes.

Clubes Escola do Ipiranga têm várias atividades nos meses de junho e julho

Muitas atividades estão programadas pelos Clubes Escola da região do Ipiranga, nos meses de junho e julho. O Clube Escola Ipiranga oferece neste domingo, das 11h às 16h, torneio de dominó, promovido pelos próprios freqüentadores.
No Clube Escola Vila Independência haverá uma festa junina no sábado, dia 26, das 10h às 15h. Já no Clube Escola Ipiranga, a festança será no dia 1º de julho, das 8h30 às 12h, com a presença dos alunos e professores da unidade.
Em julho, haverá muitas atividades pelo programa Super Férias, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, para oferecer à população opções de lazer e recreação nos equipamentos de esporte e lazer da Cidade, transformando-os em ambientes de convivência e buscando a apropriação dos espaços públicos pela população.
No Clube Escola Ipiranga, os eventos do Super Férias ocorrerão de 6 a 23 de julho, das 8h às 17h. No dia 17 de julho, com início às 14h, será realizada uma tarde dançante para mães, pais e alunos.

Serviço:
Clube Escola Ipiranga - Balneário Carlos Joel Nelli
Praça Nami Jafet, 45 - Ipiranga
Clube Escola Vila Independência - CEE Flávio Calabresi Conte
Rua das Municipalidades, 10 - Ipiranga