Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Policiamento comunitário está cada vez mais reforçado em São Caetano

Fotos: Eduardo Merlino / PMSCS

“As ações estão sendo construídas levando em consideração o conceito de um fortíssimo policiamento comunitário”, explica Moacyr Rodrigues (foto)
*
As ações que estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (Seseg) da Prefeitura de São Caetano do Sul já estão fazendo efeito na cidade. Criada no início deste ano pelo prefeito José Auricchio Júnior, a pasta, que tem Moacyr Rodrigues como titular, é responsável pelo comando do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), planeja e operacionaliza a Defesa Civil e dá apoio para a Polícia Militar do Estado e a Polícia Civil na manutenção da ordem e da segurança pública no município. E em conjunto com a população, a melhora do policiamento comunitário está ocorrendo diariamente na cidade. Neste mês de julho, a Seseg lançou a Operação Bairro Seguro. De acordo com Moacyr Rodrigues, “trata-se de uma ocupação da GCM em quatro bairros de São Caetano durante todo o dia. Diariamente são escolhidos dois de um lado da cidade e dois do outro em que a Guarda, com as viaturas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Rotam (Rondas Táticas com Motocicletas), faz uma saturação nas localidades com rondas preventivas, atendimento de ocorrências e atendimentos gerais aos munícipes.”

Além da Bairro Seguro, a Secretaria de Segurança tem reforçado as rondas escolares e as dos parques municipais, com diversas viaturas da Romu e Rotam andando pelo município de maneira incessante. Só nos primeiros meses do ano, a GCM deteve 94 indivíduos suspeitos, que foram colocados à disposição da Justiça. Mais de 3 mil ocorrências foram registradas pelos guardas municipais desde janeiro.

Em breve, a GCM também contará com um pelotão formado por guardas ciclistas, chamado Pelotão Bike. O processo de licitação para a compra das bicicletas já está em andamento. “As ações estão sendo construídas levando em consideração o conceito de um fortíssimo policiamento comunitário, em que a população conhecerá os GCMs que atuam em seu bairro. Os moradores estarão sempre em contato, auxiliando com informações relevantes na prevenção de crimes e infrações, tornando a cidade cada vez mais segura para todos”, revela Rodrigues.

Conscientização – Está previsto para os próximos meses o início das palestras da Parceiros da Paz, uma campanha de conscientização e auxílio no combate à criminalidade para diversos setores da sociedade civil. No primeiro encontro, os donos de estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas serão convidados. Clubes e educadores estão na pauta das próximas reuniões. O combate ao uso de pipas com cerol também será explorado pela Secretaria de Segurança Pública.

GCM – Procurando sempre melhorar as condições de trabalho da GCM de São Caetano, a pasta da Segurança Pública realizará nos próximos meses um concurso interno para promoção dos oficiais. “Promoveremos 27 de nossos guardas para o posto de GCM 2ª Classe”, explica Moacyr Rodrigues.

Outra novidade é o estudo para a implantação de mais três bases fixas da Guarda Civil Municipal na cidade, que se somarão às cinco já existentes. Uma estará situada em ponto de entrada e saída de São Caetano, outra ao lado do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro, e a última na Avenida Goiás, próxima ao Centro Digital do Ensino Fundamental. “Já temos os projetos aprovados, em breve iniciaremos as obras”, destaca o secretário de Segurança Pública.

Nenhum comentário: