Assista nossos Programas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jovens de São Caetano contam com opções de desenvolvimento profissional e lazer

*Fotos: Helber Aggio / PMSCS

O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem tem como objetivo concentrar as atividades relacionadas à juventude numa única localidade


Oferecer uma diversidade de ações que promovam políticas públicas para juventude, que consistam em capacitar profissionalmente o jovem, levar atividades de formação, cultura e lazer a moradores com idade entre 13 e 29 anos. Esta é a missão da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) da Prefeitura de São Caetano do Sul, que mantém programas como o Agente Cidadão, o Comjuv na Escola, o Dando a Letra e o Centro de Referência da Juventude Estação Jovem – os jovens podem participar dessas ações gratuitamente.

A Coordenadoria tem por objetivos fomentar a implantação e o funcionamento do Conselho Municipal de Juventude; propor e executar políticas públicas específicas para os jovens; e ampliar o acesso da juventude a todas as iniciativas da sociedade, estimulando a responsabilidade e o exercício pleno da cidadania, no entendimento de que os jovens são cidadãos plenos e agentes de mudança social e cultural.

"Fazer política pública de juventude é uma missão, pois além de orientar os jovens através da Comjuv, precisamos formá-los e incentivá-los a tornarem-se grandes cidadãos", destacou Mariana Perin, responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude.

O Estação Jovem oferece diversas atrações no piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic
Estação Jovem – O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem, num espaço de cerca de 3 mil metros quadrados, objetiva concentrar as atividades relacionadas à juventude numa única localidade, facilitando assim o acesso da população e o desenvolvimento das ações por parte da equipe da Comjuv.
O espaço possui salas de aula, dança, informática, oficinas, cursos, workshops, palestras e projeção de filmes; dvdoteca; cdoteca; biblioteca com mais de 5.000 itens (entre HQ´s e livros); estúdio musical; auditório (capacidade para 150 pessoas); área administrativa; quadra poliesportiva; pista de skate; palco; espaço para cinema ao ar livre; uma espécie de área de descanso, revestida com grama sintética; e lanchonete.

A Pista de Skate do Estação Jovem é sucesso em São Caetano do Sul
O Centro de Referência da Juventude Estação Jovem de São Caetano, assim como a sede da Comjuv, está localizado no piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic, à Rua Serafim Constantino, na região central da cidade. O horário de funcionamento é de segunda-feira, das 12 às 20 horas, de terça a sexta-feira, das 10 às 20 horas e, aos sábados e domingos, das 12 às 18 horas.

Agente Cidadão – Além de lazer, a camada juvenil sancaetanense desfruta do Programa Agente Cidadão, parceria entre a Secretaria de Educação e a Comjuv, que vem com a proposta de incutir nos jovens o espírito da cidadania, participação, solidariedade e elevação da escolaridade. Para isso, a iniciativa tem como objetivo promover a inserção de pessoas com idade entre 18 e 21 anos no mercado de trabalho atuando em diversos setores da Administração Pública. Os participantes recebem R$ 180 e cesta básica, por um turno de trabalho de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Para se inscrever, o candidato deve residir em São Caetano e ter concluído ou estar cursando o ensino médio ou faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4226-5518 ou 4226-5720.

Comjuv na Escola – O projeto consiste em promover palestras em escolas sobre temas presentes na vida dos jovens como Cidadania, Marketing Pessoal, Direito do Consumidor, Motivação e Autoestima, Combate às Drogas, Gravidez na Adolescência, Meio Ambiente, Voluntariado e Cultura. A abordagem desses temas contribui para o crescimento social na formação dos cidadãos de São Caetano.

Dando a Letra – A iniciativa é caracterizada pela realização de cursos de formação profissional, como administração, organização de eventos e outros assuntos. Outras informações sobre as atividades desenvolvidas pela Comjuv podem ser obtidas pelo telefone 4226-5518 / 4226-5720.*
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário: