Assista nossos Programas

domingo, 9 de agosto de 2009

Jovens de Diadema selecionados para Oficinas Querô de cinema

Entre os 14 escolhidos do município, nove são de núcleos do Projeto Adolescente Aprendiz e cinco de outras áreas de risco social
*
Diadema terá 14 adolescentes moradores de áreas de vulnerabilidade social na primeira turma de São Paulo do Projeto Social Oficinas Querô, que utiliza o cinema para trabalhar a cidadania e o empreendedorismo entre os jovens. Nascido a partir da produção do longa-metragem Querô, do cineasta Carlos Cortez, o projeto terá aula inaugural na próxima segunda-feira, 10 de agosto, às 15h, na Casa de Cultura e Cidadania, localizada na Rua Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, em São Paulo, bairro que faz divisa com Diadema.

Ao todo foram 31 adolescentes escolhidos, entre 120 inscritos para as oficinas, após divulgação nas escolas e comunidades da região. O processo seletivo durou dois meses e envolveu exercícios de criatividade e entrevistas, além da análise da situação sócio-econômica dos candidatos.

Dos 14 jovens de Diadema, nove são integrantes do Projeto Adolescente Aprendiz, desenvolvido pela Prefeitura em 27 núcleos espalhados pela cidade. Neles, são oferecidas atividades educativas complementares à escola regular, que contribuem para a prevenção de situações geradoras de violência, além de uma bolsa-aprendizagem de R$ 65,00, que será mantida enquanto durarem as oficinas.

Ao longo de um ano os jovens, com idades entre 14 e 17 anos, terão aulas diárias de cinema em todas as suas etapas, incluindo roteiro, produção, direção, edição, distribuição e divulgação. Como resultado, eles produzirão três curtas-metragem. Haverá ainda encontros mensais com profissionais do cinema, como diretores, roteiristas, produtores e técnicos, além de aulas voltadas à formação humana, cidadania, expressão verbal e informática.

Os selecionados do Adolescente Aprendiz de Diadema são: Rodrigo Alves de Carvalho e André Felipe (Núcleo Vila Olinda), Laysa Sales da Cruz (Núcleo Sapopema), Juliana Oliveira (Núcleo Canhema), Amanda Santos Lima (Núcleo Caviúna), Ingrid Gabriela Pereira da Silva, Valesca Maria Aparecida de Aguiar Santos, Marcela e Eduardo de Oliveira dos Santos (Núcleo Inamar). Também foram escolhidos Bruna de Oliveira Ramos, Dalila de Amorim Monroy e Júlia de Oliveira Messias (bairro Conceição), Miguel Fernandes de Moraes (Vila Nogueira) e Wesley Henrique Ferreira da Silva (Eldorado).

Oficinas Querô
A unidade de São Paulo das "Oficinas Querô" é uma ampliação do projeto social existente desde 2005 em Santos e Guarujá, a partir da preparação de elenco para o longa-metragem Querô, adaptação do romance e peça teatral do dramaturgo Plínio Marcos, produzido pela Gullane Filmes. O longa fala de meninos que vivem à margem da educação, da política e da cultura. A unidade da Vila Guacuri é patrocinada pela AES Eletropaulo e conta com apoio da Unicef e da Prefeitura de Diadema. Os filmes realizados durante as oficinas vêm se destacando em diversos festivais do País.

Adolescente Aprendiz
O Projeto Adolescente Aprendiz completou oito anos com mais de 16 mil jovens atendidos, e faz parte das políticas integradas da Prefeitura de Diadema para redução da violência em áreas de maior vulnerabilidade social. Atualmente, 1,8 mil adolescentes participam do projeto que incentiva a continuidade dos estudos ou a volta à escola, além de oferecer aos jovens noções de iniciação ao mundo do trabalho e resgate da história de vida de suas famílias e comunidades. Odete Machado

Serviço:
Aula Inaugural das Oficinas Querô em São Paulo
Segunda-feira, 10 de agosto, 15h
Casa de Cultura e Cidadania
Rua Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, São Paulo
*
*
*
*
*

Nenhum comentário: